Dietas que Não Funcionam e Devem Ser Evitadas

A alimentação é essencial para a vida. Também é vital para a felicidade e sentimento de bom humor que reina nas pessoas quando bem alimentadas. A tradição global da partilha de alimentos, como com a família na hora do jantar, com amigos em férias ou sair para uma refeição com os colegas de trabalho faz bem ao corpo e para a alma também.

Contudo, as pessoas costumam abrir mão de seus bons hábitos alimentares porque querem uma melhor forma física, mas nem sempre dá certo. Existem de fato boas dietas anunciadas por nutricionistas e até publicadas em revistas, mas algumas nem deveriam ser levadas em conta porque não ajudam o corpo, apenas atrapalham e podem causar até doenças.

A marca de um monte de dietas da moda popularizadas nos últimos anos é reduzir ou aumentar a ingestão de um nutriente macro como gorduras, carboidratos e proteínas ao extremo. Porém, você não pode seguir a risca algumas dietas que lhe indicam porque pode estar sendo extremamente prejudicado por seus hábitos alimentares e contrair problemas de saúde sérios.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

A perda de peso pode ser o único objetivo dessas dietas. No entanto, muitas destas dietas simplesmente não funcionam durante um longo período de tempo. Quando dizemos que dá trabalho para perder peso de forma saudável, algumas pessoas correm e preferem soluções rápidos e nem sempre seguras.

Por “trabalho” deve-se entender perder os quilos de forma lenta e metodicamente e ser capaz de manter o seu peso ideal sem depender de restrição calórica excessiva, menus complicados, comprimidos caros ou limitações alimentares dramáticas. Significa encontrar uma mudança de vida que você pode adotar em sua rotina diária. Se você é uma das muitas pessoas em busca de mais informações sobre o fazer e não fazer de dieta, continue lendo nosso texto.

A Dieta do Açai

O açaí é uma fruta típica da Amazônica e nos últimos anos tem virado febre de consumo no Brasil. Ela foi promovida a fruta chique e a uma fruta indicada para uma dieta por sua capacidade alta como antioxidante e melhorar a digestão. A fruta desintoxica o corpo e retarda o envelhecimento. Ela também se tornou popular como um suplemento dietético para promover a perda de peso.

A dieta do açaí se tornou popular depois que alguns médicos elogiaram os benefícios da fruta como antioxidante. Não há um esquema exato para esta dieta, mas a ideia é incorporar estes suplementos em sua rotina diária. O custo da utilização de suplementos varia de R$ 40 a R$ 80 por mês, e podem ser ingerido de várias formas, inclusive como um suco ou em cápsula. Infelizmente, os benefícios do açaí a saúde, particularmente os de perda de peso, não foram cientificamente comprovados.

Dieta Atkins

Não seria a dieta atkins uma desculpa para comer bacon o dia todo? Não exatamente, pois a dieta funciona, exigindo das pessoas que se reduza drasticamente seu consumo de carboidratos e substitua por proteína, quer se trate de bacon, queijo ou ovos. A ideia é que as pessoas com excesso de peso comam mais carboidratos refinados ou calorias. Sem carboidratos, o corpo começa a queimar a gordura que inicialmente produzido.

No entanto, nutricionistas e médicos estão preocupados com alguns aspectos desta dieta. O primeiro é um processo conhecido como cetose, no qual o corpo queima suas próprias reservas de gordura como energia. Os efeitos secundários prejudiciais podem ser constipação halitose e até mesmo danos no fígado e nos rins (a menos que a pessoa consuma muito líquido), uma vez que estes órgãos têm que trabalhar fora do tempo estipulado para processar os níveis elevados de proteína.

Dieta Dukan

Ataque, batalha, consolidação e estabilização são os estágios iniciais da Dieta Dukan. Estas podem soar mais como as fases de uma batalha naval do que os de dieta, mas elas transmitem uma ideia: a gordura é o inimigo e você vai destruir.

A dieta dukan já possui um tempo no mercado. Mais de uma década atrás, um médico francês chamado Pierre Dukan percebeu que, se o consumo de uma pessoa de alimentos é restrito a proteínas magras, os quilos tendem a sair da balança.

Tal como acontece com Atkins, os nutricionistas e médicos alertam que, eliminando os carboidratos e restringindo outros alimentos, como frutas e legumes, você também está restringindo sua ingestão de nutrientes. Além de deficiências nutricionais, você também pode acabar com problemas de mau hálito fadiga e rins. O grande problema é: enquanto você pode acabar alguns quilos mais leve, não espere manter este peso a menos que você sempre coma carne de porco e farelo de aveia.

Dieta Dunkan

Dieta Dunkan

Dieta do Sangue

Talvez esta dieta pareça viável, uma vez que menciona um dos elementos mais básicos do corpo, o sangue. Contudo, não se engane. Não há nenhuma prova de que essa dieta funcione. A dieta é baseada na noção de que a ingestão de alimentos deverá ser determinada pelo tipo de sangue (A, vegetariano, B, uma dieta equilibrada omnívora; AB, seria uma combinação de grupos de alimentos com moderação, ou S, proteína), e que as proteínas dos alimentos são digeridas de forma diferente em função desses tipos de sangue diferentes.

Infelizmente problemas de saúde podem surgir ao comer alimentos que não estão adequados ao seu tipo de sangue específico. No final, o tipo de dieta que tem provado ser o mais saudável e confiável requer uma combinação de comer todos os grupos de alimentos com moderação e frequentes, além como fazer exercícios de baixo impacto.

Dieta do Biscoito

Dr. Sanford Siegal, o inventor desta dieta, tinha sua própria versão de biscoito, com fibras e aminoácidos essenciais, como substitutos para o café da manhã e almoço. Tudo que você precisa fazer é comer quatro biscoitos desse por dia, comer um jantar com base em proteínas e vegetais e pronto!

Contudo, desconfie de qualquer dieta que foca nos benefícios de comer apenas um tipo de alimento ou restringindo sua dieta para alguns itens. Enquanto você pode ser capaz de perder alguns quilos em um par de semanas, você vai se sentir insatisfeito e com fome com frequência

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dietas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.