Roupas de Crochê

Crochê é o processo de criar um tecido semelhante a uma renda a partir de fios de linhas, usando-se para isso uma agulha adequada para isso. Essa agulha tem uma espécie de gancho em sua ponta, que facilita o manuseio e o trabalho com a linha.

A palavra é derivada do francês crochet que significa ‘’enganchar’’. Esse trabalho todo de se enganchar as linhas, usando-se de agulhas, de uma maneira sistemática e combinada é um trabalho manual (artesanato) e que exige alto domínio das técnicas e muita habilidade.

O crochê tem um parente muito próximo chamado tricô, que só se diferencia pelo tipo de técnica e pelo formato das agulhas utilizadas, pois são maiores e sem ganchos nas pontas.

A Técnica

Roupas de Crochê

Roupas de Crochê

O crochê consiste em fazer laços na linha, puxando laços por dentro de laços. A linha vai ficando entrelaçada e é a técnica e a habilidade do artesão que faz com que esses laços se tornem variados produtos como tapetes até roupas.

Materiais

Agulhas

A agulha de crochê é encontrada em vários tamanhos. Quanto mais fina a linha escolhida para se fazer o crochê, mais fina deverá ser a agulha. Para lãs ou linhas mais grossas, agulhas de madeira e com ganchos maiores são mais utilizadas.

Linha

Para os mais tradicionais, a lã ainda é o fio mais usado para se fazer peças de crochê. O barbante também é muito usado para peças mais finas e delicadas. Mas hoje em dia, praticamente todos os tipos de linhas podem ser usadas para fazer o crochê. Basta saber combinar linha – agulha – ponto.

As Diferentes Técnicas de Crochê: Os pontos

Peças

Peças

Quando você ouvir alguém falando de crochê, certamente vai escutar sobre qual o melhor ponto para cada peça.

O ponto é a técnica usada para se fazer os desenhos com as linhas. É inimaginável a quantidade de desenhos que podem ser feitos. Flores, animais, formas geométricas. Tudo para enfeitar ainda mais a peça a ser feita.

Mas, independente de qual será o ponto utilizado, o início de uma peça de tricô é sempre a mesma. A famosa ‘’correntinha’’, que é o passo básico para quem quer aprender a fazer crochê.

Algumas Dicas sobre Peças de Crochê: Blusas de Crochê

Dicas

Dicas

Apesar de serem visualmente lindas, muitas roupas de crochê não devem ser usadas por todas as pessoas. Há algumas dicas que se deve conferir antes de arriscar usar algum desses produtos.

As blusas de crochê são as campeãs de procura pelos adeptos dessa moda. Porém, alguns detalhes devem ser observados.

A primeira coisa deve ser a estação do ano e o clima no qual você usará a blusa. Não cai nada bem usar blusas de lã pesadas em pleno verão. Se o clima estiver quente, opte por blusas mais largas, com pontos mais abertos. As estampas e os desenhos florais são sempre bem vindos. Para quem não curte as flores, escolha pontos que formem figuras geométricas.

Para o frio, linhas mais grossas e pontos mais fechados são os ideais. Mas cuidado. Pessoas mais cheinhas devem evitar essas peças, pois as linhas grossas contribuem negativamente para pesar o visual e o corpo.

Outras peças como vestidos, saias, coletes e boleros seguem as mesmas dicas.
Se você quer entrar na moda do crochê, mas na se sentem bem nas roupas tradicionais feitas por essa técnica, use e abuse dos acessórios como colares, brincos, bolsas, broches de flores, e muito mais, tudo feito de crochê, claro.

Por Carol C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>