Dúvidas Sobre Suor e Transpiração

Em tempos de calor, o que mais preocupa homens e mulheres é o suor, ou, o excesso dele. Aquelas manchas que aparecem debaixo dos braços, nas costas e em outros lugares, além de passar uma sensação de desleixo ou sujeira, ainda ficam tremendamente desagradáveis. Isso sem esquecer de mencionar, que muitas pessoas, quando transpiram demais, por mais que usem desodorante, correm o risco de exalar um mau cheiro, especialmente em razão do suor excessivo.

Então, para ajudar essas pessoas que sofrem com o problema, vamos explicar melhor o que é suor, transpiração e ainda outras dúvidas sobre isso.

Transpiração

A transpiração também é conhecida como suor, sendo uma função de todo organismo biológico saudável. De acordo com a definição científica, é um líquido secretado através das glândulas sudoríparas, ou, mais popularmente, as glândulas que fabricam o suor. Todo ser humano passa pelo processo de transpiração, cujo mesmo pode começar de alguns meses até logo depois do nascimento. Já o cheiro característico resultante da transpiração, por outro lado, quase sempre aparece logo na puberdade. Desodorantes e antitranspirantes levaram muitos anos para auxiliar no controle do suor e ainda diminuir ou acabar com qualquer tipo de odor corporal que dele viesse. Muitas inovações no campo de higiene continuam a deixa-los a cada vez mais eficientes. Porém, por mais que haja vários produtos à venda no mercado, é necessário que cada um encontre aquele que se mostre mais eficiente no controle do suor excessivo e na eliminação do mau cheiro.

Como Evitar o Mau Cheiro

A primeira coisa a se salientar nesse caso, é que o suor em si não transmite cheiro algum, sendo que o cheiro característico do suor ocorre quando as bactérias presentes no corpo, que estão por toda parte, dissolvem as secreções feitas pelas glândulas sudoríparas chamada de apócrinas. Elas passam a funcionar somente com a puberdade e a transpiração produzida por elas se torna mais grossa e bastante rica em lipídeos e proteínas, fazendo com que as bactérias usem a mesma como alimento.

A condição úmida e quente das axilas também oferece um perfeito ambiente para que as bactérias se desenvolvam. O cheiro forte exalado pelo corpo aparece com maior frequência durante os exercícios físicos e ainda quando passamos por emoções mais fortes, já que essas situações são desencadeadoras da secreção de suor produzida pelas apócrinas.

Nos casos em questão há a possibilidade de se usar os produtos antitranpisrantes que têm em sua fórmula um ingrediente ativo que atua no controle da saída do suor, e, além disso, possui uma ação antibacteriana removendo as bactérias que produzem o mau cheiro.

Como Evitar Manchas de Suor nas Roupas

Para acabar ou ao menos diminuir as manchas do tipo “pizza”, que se formam logo abaixo das axilas use diariamente produtos que tenham ação antitranspirante, como os desodorantes em rolon ou aerosol, já que muitos deles promovem até 48 horas de proteção.

Qual a Diferença Entre Desodorante e Antitranspirante

Os desodorantes comuns, que são conhecidos também como bodysprays, possuem a capacidade de trazer cheiro bom ao corpo e quase sempre têm um ingrediente antibacteriano que remove as bactérias que produzem o mau cheiro. Então, por isso, podem também ser aplicados diretamente nas axilas, para deixá-las mais cheirosas e minimizar os odores característicos dessa região, mas há um contra, já que não podem impedir a transpiração.

Em contrapartida, há os antitranspirantes que possuem um ingrediente ativo que possui ação antitranspirante, promovendo a diminuição da transpiração, protegendo contra o suor, além de ter uma ação contra as bactérias, removendo aquelas que promovem o mau odor. A função antitranspirante é causada pelo fato do produto trabalhar formando uma área bloqueadora que previne a saída do suor, sem, no entanto, acarretar algum problema à saúde.

Da mesma forma o desodorante antiperspirante é o mesmo que o antitranspirante: os dois são produtos que minimizam a quantidade de suor exalada. Enquanto que os desodorantes comuns combatem apenas o mau cheiro, sem causar interferência na quantia de suor que é produzida.

Informações Importantes

  • Determinados alimentos, especialmente os condimentos como o alho, possuem um odor bastante característico e são eliminados através do suor, ainda que se transpire pouco.
  • Nosso corpo promove a transpiração diariamente, porém, a intensidade é alterada de acordo com a temperatura constante no ambiente.
  • Os desodorantes que são em formato de bastão ou stick, conseguem ter uma maior concentração de ingredientes ativos que eliminam o suor.
  • Uma pessoa transpira mais que a outra, isso muda bastante de acordo com as características das raças. Com isso, os negros tendem a possuir maior frequência de transpiração e ainda com um odor mais forte.
  • O cheiro das axilas, geralmente, começa a surgir a partir da puberdade, o começa dessa nova etapa varia muito de um para o outro. Atualmente, tem-se observado que as meninas iniciam mais cedo na puberdade. Ainda que não seja comum, o cheiro das axilas logo aos 07 anos não é uma situação tão anormal.
  • O suor produzido em excesso nas mãos é bastante habitual. Há opções de tratamento, como a utilização de produtos antitranspirantes, sendo os mesmos usados nas axilas.
  • A única coisa eficiente para evitar o mau cheiro das exilas é a higiene. Se a área estiver sempre bem limpa, não haverá problemas com odor ruim.
  • O funcionamento aumentando da tireoide promove a elevação do metabolismo do organismo e também pode acarretar em uma quantidade maior de suor.
  • O uso de produtos que tenham função antitranspirante, daqueles usados nas axilas, é bastante eficiente para diminuir o suor nos pés. Outra ideia é lançar mão dos aerossois próprios para os pés. Além disso, é fundamental manter os pés bem arejados, usando se possível sapatos abertos, sempre acompanhados de talcos.
  • O entupimento dos poros das axilas com os antitraspirantes fará com que o suor seja eliminado através de outras glândulas sudoríparas que não estão fechadas.
  • O tecido usado na roupa pode sim interferir de maneira indireta na transpiração. Aqueles que fazem com que a temperatura do corpo suba, como a lã, certamente farão com que você transpire mais. Tecidos que promovem a absorção do suor como o algodão, são os mais recomendados em dias quentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.