Como Tratar a Foliculite?

Foliculite, o Que é?

Foliculite é uma lesão parecida com a lesão da acne, e pode ou não conter pus. A diferença da foliculite com a espinha, ou acne, é a localização, pois é mais comum a espinha aparecer no tronco, no rosto e no colo já a foliculite aparece com mais frequência na nuca, nas coxas, nas costas e principalmente na nádega. A dor é o sinal de alerta da foliculite, a qual pode acabar indicando se a inflamação irá virar celulite ou furúnculo. Isso ocorre quando a bactéria, a qual é a causadora do problema, consegue atingir camadas mais profundas da pele, o que acaba deixando manchas e cicatrizes.

O Que é Foliculite?

É uma inflamação causada pela entrada da bactéria estafilococos no folículo polissebáceo. 

Situações Que Podem Desencadear a Foliculite

  • – Depilação: nesse caso, o que irá facilitar a entrada da bactéria causadora de foliculite, é o pele encravado, o qual acaba inflamando.
  • – Picada de Inseto: inflama a pele, detalhe que facilita a entrada da bactéria.

Como Reconhecer a Foliculite?

Apesar de ser semelhante a uma espinha, a foliculite pode ou não ter pus.

O Que é Foliculite?

O Que é Foliculite?

Foliculite X Espinha

  • ORIGEM – Foliculite: não possui relação direta com a oleosidade da pele. Espinha: possui relação direta com a oleosidade da pele.
  • CAUSAS – Foliculite: alta quantidade da bactéria estafilococos. Espinha: bactérias e hormônios.
  • LOCALIZAÇÃO – Foliculite: coxas, dorso das costas, cabeça e nadegas principalmente. Espinha: tronco, rosto e colo.
Foliculite X Espinha

Foliculite X Espinha

Como Tratar Foliculite?

Usar roupas mais largas e esfoliar a pele (misturando agua com açúcar ou com produtos específicos) são duas maneiras que além de prevenir, trata a foliculite. As pessoas que já possuem lesões na pele, o melhor a se fazer é usar sabonete antisséptico nos lugares atingidos (com as manchas), e limpar com óleo de amêndoas o umbigo. O que também ajuda a minimizar as erupções, é você deixar as unhas sempre limpas e aparadas. Os médicos, em casos mais avançados, indicam o uso de remédios de via oral ou pomada. O tratamento, como qualquer outro, deve ser feito sob orientação de um especialista, pois em alguns casos, são receitados antibióticos ou em comprimidos para serem aplicados no local. São usados no tratamento de foliculite, os ácidos glicólico, retinóico e salocílio. Essas opções de medicamentos, servem para tratar o quaro agudo da foliculite e para melhorar o aspecto da pele. Para garantir resultados duradouros, a melhor opção é investir na prevenção e tomar alguns cuidados para que essas bolinhas possam voltar a aparecer.

Como Evitar a Foliculite?

  • – Uma das principais maneiras de prevenir a foliculite é você deixar a sua pele respirar. Evite usar com frequência, roupas justas e de tecidos grossos, principalmente em dias mais quentes.
  • – Uma grade aliada, quando se trata de prevenir a foliculite, é a esfoliação, a qual nesse caso, deve ser feita semanalmente. Caso a sua pele esteja irritada, ou com alguns dos primeiros sinais de foliculite, é melhor que você não faça esfoliação, pois pode acabar agredindo mais a pele, e isso não é nada bom!
  • – Use cremes que que contenha ingredientes como ácido glicólico ou ureia em sua composição. Eles acabam ajudando a desencravar os pelos, quando são usados com frequência.
  • – Não existe um método, ou modelo, de depilação que seja ideal para prevenir a foliculite. O que ocorre é que a depilação definitiva a laser é bastante recomendada, pois ela diminui as chances do encravamento dos pelos, tornando assim o surgimento da foliculite, mais difícil. Se você é das que sempre optam pela lâmina, a dica é que você evite usa-la no sentido contrário ao crescimento dos pelos.
  • – Como já falamos, o uso de calça apertadas por um longo tempo, principalmente a jeans, é um dos principais fatores causadores da foliculite Quando usamos roupas mais grossas, acaba que a pele não consegue transpirar da maneira correta, e é ai que as bactérias aproveitam dos pelos encravados.

no images were found

Dicas Para Cuidar Bem da Pele

Para quem usa maquiagem, o primeiro passo e o ideal, é que você retire-a com demaquilante. Depois, você deve lavar o rosto com água fria ou morda e com sabonete de limpeza profunda. Em seguida, é indispensável o uso de adstringente sem algo, pois este é fundamental pra que os poros sejam fechados, e que seja removido o excesso de sebo. Para finalizar, a pele precisa receber uma boa hidratação, e a melhor opção são os produtos em gel. Pessoas que possuem a pele oleosa, normalmente sobre bastante como problema nos cabelos. A oleosidade dos fios também pode ser causada por disfunções hormonais e estresse ou por uma alimentação com muita gordura, além também de ter uma origem genética. A dica para que você consiga controlar a oleosidade é lavar o cabelo todos os dias, se necessário. Devem ser evitados os objetos que abafam o couro cabeludo, como bonés e chapéus, pois estes, favorecem a proliferação de fungos, e acabam achatando os fios e deixando-os mais perto da raiz.

O que também pode piorar a oleosidade, é o uso do secador, porque ele resseca o cabelo e também estimula a ação a glândula sebácea. A cabeleireira Jô Nascimento, faz uma alerta, “escovar o cabelo do meio para as pontas ajuda a distribuir o óleo de cima para baixo nos fios, porém não se deve usar a escova em excesso. Além disso, ter dois shampoos, um para a raiz e outro para o comprimento dos fios, é também uma medida que pode controlar a oleosidade.” Agora que explicamos o que vem a ser foliculite, e principalmente, o que algumas pessoas confundiam, que é a diferença de foliculite com espinha, você já pode tomar os devidos cuidados para prevenir a foliculite ou tratar a sua pele. Pois nada melhor que termos uma pele bem saudável e cuidada! Então, bora cuidar bem da nossa pele e jamais desejar a foliculite presente em nosso corpo, pois garanto que ninguém irá gostar do “estrago” causado por esta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá!

    Já testei vários produtos e o único que resolveu meu problema de foliculite e pelos encravados foi o Tend Skin! E resolveu mesmo! Infelizmente não obtive o mesmo resultado com o manipulado…

    Aconselho a qualquer um que tenha este problema tão difícil de resolver…já comprei várias vezes pela internet no site do distribuidor no Brasil (www.tendskinbrasil.com.br) e me entregaram direitinho…

    Não vivo mais sem ele…

    Fica a dica!

    Bjinhus,

    Lu

    Luciana Diniz 18 de julho de 2013 13:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.