Como Se Cuidar Durante a Gestação

Assim que se descobre a gravidez, uma enormidade de dúvidas ligadas à beleza começa a aparecer: Posso colorir o cabelo? É proibido fazer mechas ou luzes? Como devo fazer para executar a prevenção de estrias? Dar de mamar pode deixar meus seios flácidos? Essas são somente um pouco das maiores dúvidas que surgem com o passar do tempo.

A gravidez é um período singular na vida de uma mulher, com situações próprias, por isso, nem sempre podemos dar andamento na mesma rotina de antes e nem utilizar os mesmos medicamentos e produtos, pois os mesmos podem desencadear alergia.

Rosto, corpo, cabelo e unhas necessitam de cuidados especiais. Veja primeiro o que pode ser feito durante a gravidez e o que pode ficar de fora de seu cotidiano de acordo com especialistas.

Cuidados Principais

Cabelo: Quando se trata de colorir os cabelos, a melhor coisa a ser feita é deixar de lado o hábito da tintura. Conforme os especialistas, inúmeros produtos contidos nas colorações podem não ter a segurança correta para o bebê, especialmente nos primeiros meses de gestação. Procure não usar tinturas até ultrapassar a 20ª semana de gestação e, depois desse período, opte por tinturas que não contenham chumbo nem amônia, para que seu cabelo volte à coloração natural, não retocando.

Em se tratando de luzes, não é nada tão sério. Depois de passado os três meses iniciais, a gestante pode fazer o retoque, desde que o produto seja passado a uma distância de no mínimo dois centímetros do couro cabeludo, longe da raiz. Os especialistas ainda recomendam que a gestante solicite junto ao seu médico uma carta com explicações quanto ao procedimento de luzes para que a mesma seja levada ao cabeleireiro.

Processos que modificam a formação e estrutura dos fios, como os permanentes e escova progressiva, não são autorizados. Esses procedimentos são feitos a partir do uso de produtos que são nocivos durante a gestação, como, por exemplo, o formol, que, ainda em pequenas quantidades, sua utilização durante a gravidez pode causar problemas ao feto.

Os cuidados tidos no cotidiano não se alteram, só é necessária uma maior atenção quanto as substâncias presentes no produto: use xampus com composição suave, de procedência adequada e que sejam livres de causar alergias e procure ficar longe de chapinhas e secadores, que acabam causando a quebra dos fios.

Durante a gravidez, costuma-se observar uma maior quantidade de progesterona, hormônio que causa uma aparência mais sedosa e brilho aos fios, deixando-os mais bonitos. Por isso, geralmente não é necessário muito trabalho com os cabelos.

A hidratação no salão ou em casa está liberada. Procure não usar somente aqueles condicionadores e xampus para combate a caspa e seborreia e que possuam em sua composição o conservante parabeno.

Rosto: Se os produtos que previnem o envelhecimento já estão contidos em sua rotina, deixe-os de lado. Durante a gravidez, quanto menos melhor, quando se trata de cuidados com a face. Vários desses produtos podem causar ocasionalmente a má-formação, especialmente aqueles que têm ácido retinóico.

O melhor é que a mulher use na higiene aqueles sabonetes próprios para a pele, preferencialmente aquele recomendado pelo médico, e faça uso da vitamina C, que não possui contraindicações e auxilia na prevenção das rugas e ainda das manchas gestacionais.

Depois do primeiro trimestre há alguns ácidos que podem ser usados, como o ácido láctico, o ácido ascórbico, ácido glicólico, ácido azeláico e o ácido kójico, desde que apenas nas quantidades adequadas.

O protetor solar é item fundamental, indispensável. É importante intensificar a proteção da pele contra os efeitos nocivos dos raios solares. A alteração dos hormônios ocasiona no surgimento de manchas, especialmente no rosto, e o sol tornar pior esse quadro. Caso seja preciso, use, além dos protetores habituais, ainda peças de roupa que contenham essa proteção.

Peeling e limpezas de pele também precisam ficar no passado durante a gestação. Caso seja muito necessária alguma intervenção, precisa ser executada de acordo com indicações próprias para as gestantes, com produtos que sejam próprios para as mesmas. Especialistas ainda afirmam que, se a pele contiver acne em excesso, o melhor é buscar um dermatologista para que os mesmo indique o tratamento e produtos a serem usados.

Corpo: A grande preocupação das gestantes durante a gravidez tende a focar no aparecimento das estrias, e a maneira mais eficaz de preveni-las é fazer com que a pele sempre se mantenha hidratada.

A pele é como se fosse células unidas, de mãos dadas. Existe certo espaço para que as mesmas sejam esticadas e, quando ocorre esse estiramento em tamanho demasiado, ocorrem as estrias. Por isso, o combate maior contra as estrias é um maior nível de hidratação, desde que ocorra a partir do primeiro ou dos primeiros meses.

Os ingredientes que devem ser usados na formulações da hidratação são os seguintes: ceramidas, glicerina, aquaporinas, manteiga de Karité, pantenol, óleos, tais como o de semente de uva, amêndoas doces, rosa mosqueta e framboesa, polipeptídeos botânicos silicone, e lactato de amônia. Essas substâncias ajudam não apenas na hidratação da pele como ainda na melhora da elasticidade.

É Preciso evitar hidratantes que contenham ureia, canfora e chumbo em sua composição, pois a ureia promove o aumento da absorção de outros componentes, e a canfora e o chumbo podem promover alterações no feto. É fundamental ressaltar que optar por produtos que tenham menos cheiro auxilia na prevenção de enjoos.

Os procedimentos estéticos com luz intensa pulsada, lasers, toxina botulínica, peelings químicos, e preenchedores não são recomendados durante a gestação. Já no caso de drenagem linfática, ela pode sim fazer parte dos tratamentos de beleza da gestante, já que ajuda na circulação, e evita o surgimento de incômodos edemas e melhora o conforto da grávida.

Delicados movimentos podem acarretar em benefícios na drenagem sem, no entanto, acarretar no aparecimento de varizes. Cuide apenas para deixar a barriga de lado, sempre que a gestação já estiver avançada, para diminuir o risco hipotensão ou de mal-estar.

Os cuidados com a área das mamas é o mesmo a ser tomado com o restante do corpo. Entretanto, as aréolas das mamas precisam ganhar uma maior atenção, para que estejam prontas para a amamentação quando a gestação chegar ao fim. Isso pode ser feito por meio da exposição ao sol durante mais ou menos dez minutos por dia, num sol brando, ou seja, antes das dez horas da manhã e depois das quatro da tarde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.