Como Entender Os Rótulos dos Cosméticos e Funções dos Produtos

O mundo dos cosméticos é um dos que mais cresce em nosso país, devido especialmente ao excesso de consumo, tanto por parte de mulheres, quanto de homens e crianças. Por isso, a cada dia mais há inovações de produtos de beleza para o corpo todo, desde a raiz do cabelo até as unhas dos pés.

E, como sabemos que todos querem ter aparência mais bonita e jovial, logo que surge um produto novo, ou que acaçá sendo indicado por amigos e conhecido, sempre queremos comprá-lo para fazer o teste e saber, se de fato, ele é bom mesmo. Mas será que os produtos são indicados para todas as mesmas pessoas, quais serão as informações contidas no rótulo?

Será que mesmo os estudados, podem ler um rótulo de cosmético e saber ao certo para que serve cada componente e se pode ser mesmo utilizado para aquele fim o qual se destina?

Aprenda A Ler O Rótulo

Aprenda A Ler O Rótulo

Para responder a essas e outras questões é que montamos este post, para que todos possam tirar suas dúvidas e descobrir quais ingredientes que constituem os produtos e a finalidade de cada um. Desta forma ninguém poderá mais se enganar na compra de um cosmético e nem sofrer de alergia por usá-lo.

Os componentes do produto são aqueles que indicam a que tipo de pele ele se destina e qual sua verdadeira eficácia. Por isso, na hora de escolher o produto é preciso ler as informações do rótulo, já que este é o principal elemento de comunicação entre o consumidor e o produto.

Os Rótulos dos Cosméticos

Os rótulos devem sempre transmitir informações claras e precisas, mas, infelizmente, nem sempre é assim e o que encontramos de fato é uma linguagem técnica, num grau alto de entendimento, e, como  ler os rótulos é muito importante, precisamos saber para que serve cada produto que é inserido nos cosméticos.

Produtos Presentes Nos Cosméticos e Sua Destinação

  • Ácido Retinóico: É uma substância sintética que deriva da vitamina A, e tem como finalidade a renovação das células da pele, através da formação de novas fibras de elastina e colágeno. Seu uso é mais indicado nos produtos em que haja a necessidade de promover uma leve ligeira descamação da pele, quase como um peeling.
  • Ácido Hialurônico: É uma substância naturalmente fabricada por nosso corpo, sendo a responsável por preencher os espaços existentes entre as células, desta forma promove a retenção de água, agindo como um lubrificante natural. Com o passar do tempo e o avanço da idade é muito comum que ocorra a diminuição do ácido hialurônico no organismo, causando um ressecamento da pele, com consequente diminuição da hidratação e da elasticidade, por isso, seu uso nos cosméticos é indicado para o tratamento e prevenção das rugas.
  • Alfa hidroxiácidos: É um poderoso hidratante que atua especificamente na camada mais superficial de nossa pele, fixando diretamente a água nas células, e, quase sempre, nos rótulos dos cosméticos a substância vem abreviada por uma sigla, a AHA, sendo extraída principalmente de vegetais e frutas, entre eles podemos destacar:
Desvendendo

Desvendendo

  • AHA Cítrico: Seu uso é mais indicado nos tratamentos de clareamento da pele, especialmente usado na remoção de sardas ou pequenas manchas causadas pela exposição ao sol, sendo extraído principalmente de frutas cítricas como limão, laranja, tomate, e também da goiaba e da pinha.
  • AHA Glicólico: Seu uso é indicado para equilibrar a secreção sebácea da pele, especialmente quando produzida em excesso em alguns casos, sendo tido como a principal causa das acnes, além disso, também atenua bastante as rugas, por ter a propriedade de promover a regeneração celular e, quando associado a outras substâncias, também ajuda no clareamento da pele, a extração do produto se dá através de: cana de açúcar, uva, pinha, e alcachofra.
  • AHA Málico: É usado principalmente no tratamento e remoção das manchas causadas pela exposição ao sol, é extraído da maçã.
  • AHA Lático: É extraído de frutas como a amora, por exemplo, e tem como principal função o aceleramento do processo natural de renovação celular, promovendo a descamação da camada superficial da pele.
  • AHA Salicílico: É um poderoso anti-inflamatório e também bactericida, que promove o equilíbrio da pele e controla a produção de gordura, removendo as células sebáceas em excesso. É extraído do salgueiro branco.
  • AHA Mandélico: O produto é encontrado em quase todos os cosméticos, pois atua como um regulador do pH da pele, sendo indicado principalmente nos tratamentos de acnes, por possuir ação antisséptica. É tirado da amêndoa amarga.
  • DMAE: O Deanol ou Dimetilaminoetanol, descrito na forma abreviada como DMAE é uma substância conhecida como firmadora da pele, encontrada no corpo humano, e também pode ser encontrada em outros produtos, como em peixes, anchovas e sardinhas. Ele atua melhorando a flacidez da pele sendo também muito importante no combate ao envelhecimento da pele.
  • Isoflavona: Também é chamada de fitoestrógenos, pois apresenta muitas semelhanças com os hormônios reconhecidamente femininos. A isoflavona é prontamente encontrada na soja e também em seus derivados. Atua principalmente no combate ao envelhecimento natural da pele, melhorando o tônus e hidratando a mesma. Seu uso é mais indicado para mulheres que se encontram na fase da menopausa, já que compensa os danos decorrentes da menor produção natural dos hormônios femininos.
  • Lipossomas: São substâncias muito usadas por todos os fabricantes de cosméticos, pois seu uso ajuda na hidratação e reestruturação das camadas mais superficiais da pele.
  • Paba Free: A PABA, como é conhecida, é um ácido chamado de aminobenzoico que em geral, pode causar alergia em pessoas com peles mais sensíveis, sendo também um componente encontrado no ácido fólico e ainda um importante antioxidante que auxilia a proteger a pele das queimaduras provocadas pela exposição solar.
  • Não Comedogênicos: O termo pode ser encontrado em diversos produtos destinados à pele e tem como informação, a não obstrução dos poros, evitando principalmente a formação da acne.
  • Raffermine: É utilizado no tratamento das peles flácidas, envelhecidas e enrugadas, por conter substâncias firmadoras que ajudam a fortalecer a estrutura molecular, aumentando assim a firmeza da pele, bem como a elasticidade e tonicidade, e ainda combatendo o envelhecimento. Assim como a isoflavona, está substância também é extraída da soja.

Então, depois das informações prestadas acima, não deixe de ler o rótulo dos produtos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.