Aplicadores de Base de Maquiagem

A maquiagem é a sua melhor amiga naquelas dias em que a noite de sono não foi tão boa ou mesmo quando aparecem imperfeições na pele como espinhas e cravos. Um dos produtos mais básicos de maquiagem é certamente a base e se você tem o hábito de aplicá-la com os dedos saiba que é muito mais eficiente realizar essa tarefa com um pincel.

Quando passamos os dedos sobre a pele estamos transferindo a gordura e a sujeira que está na ponta dos dedos para a face. Quem tem pele oleosa tem ainda mais problemas devido ao simples de ato de passar a base com os dedos. Para te ajudar a conseguir uma cobertura mais uniforme do rosto bem como evitar essa transferência de sujeira saiba como escolher o pincel correto.

O Pincel de Base

Cada produto de maquiagem tem o seu aplicador correto e também é assim com a base. O pincel de base é aquele que possui as cerdas macias e um formato arredondado na ponta (isso facilita utilizá-lo para passar base nos pontos mais difíceis do rosto como o canto interno dos olhos).

Como a base geralmente é líquida ou cremosa ou pelos do pincel não podem ser tão soltinhos como os do pincel de blush em pó. Usando o pincel correto você poderá conseguir uma cobertura muito mais eficaz da pele. 

Como Usar o Pincel de Base

A aplicação da base é fundamental para uma boa maquiagem, pois é ela quem deixará a pele com um tom uniforme e irá esconder as imperfeições como espinhas, por exemplo. Para fazer a aplicação correta você deverá colocar um pouco da base no dorso da sua mão e com o pincel pegar um pouco do produto.

Comece a espalhar a base do nariz para as laterais do rosto, cuide sempre para que a base cubra a pele como um todo. Use o pincel como se você estivesse fazendo uma pintura, ou seja, cubra com ele cada centímetro do seu rosto. Uma das vantagens do pincel sobre os dedos é exatamente permitir que você espalhe a base por todo o rosto uniformemente.

A ponta arredondada é perfeita para que você consiga aplicar a base na região dos olhos, pois mesmo que você vá usar corretivo nas olheiras é importante passar base nessa párea também. Algumas pessoas não têm olheiras muito marcadas e somente com uma leve camada de base conseguem esconder o problema.

Dica – Quem tem a pele com diferenças de cor ou mesmo problemas de textura como cravos pode optar por usar um primer antes de aplicar a base. Para aplicar o primer é interessante ter um pincel de base, porém, um somente para esse produto. Se as suas olheiras são muito marcadas e fortes é interessante usar um corretivo logo após a base.

Higienizando o Pincel de Base

Apesar de nem todo mundo estar familiarizado com isso é importante lavar os pincéis de maquiagem. Isso ajuda a remover os resíduos de produtos nos pincéis e também evitar o acúmulo de bactérias nos mesmos. A lavagem correta desse tipo de pincel é importante para preservá-lo bem como para que ele esteja limpo de verdade.

Como Lavar

Materiais Necessários

Sabonete Antibacteriano

Lenços Demaquilantes

Como Fazer

Passo 1

Passe o pincel ainda seco no lenço demaquilante. O lenço deverá ser passado no sentido das cerdas, observe que um pouco de maquiagem sairá no mesmo.

Passo 2

Depois de retirar uma boa quantidade de maquiagem do pincel usando o lenço demaquilante é necessário lavar o pincel molhando apenas a sua ponta de cerdas na água. Evite molhar o cabo.

Passo 3

Em seguida coloque um pouco do sabonete antibacteriano nas mãos e esfregue. Repita o procedimento de lavagem.

Passo 4

Enxágue o seu pincel bem e depois aperte bem para remover o excesso de água que ficou nas cerdas.

Passo 5

Com uma toalha de papel retire mais água do pincel. Deixe que o pincel segue naturalmente, não use o secador para isso.

Ressaltamos que é muito importante manter o hábito de higienizar os seus pincéis com frequência para evitar que as bactérias se acumulem. Além disso, quanto mais você usa o seu pincel de base mais resíduo de maquiagem se acumula nele tornando a sua eficiência cada vez menor. Outros pincéis como os de blush, por exemplo, também precisam ser higienizados com frequência. 

Pincel Duofiber / Fibra Dupla

Além do pincel de base mais convencional com a ponta arredondada existe o pincel duofiber que parece bastante com aquele pincel que os barbeiros usam para espalhar o creme de barbear. Esse pincel pode ser usado como aplicador de base líquida e cremosa, bronzer, iluminador, blush em pó ou cremoso.

Como é um pincel mais “gordinho” é ótimo para espalhar bem a base pelo rosto garantindo uma cobertura melhor. Pode ser usado ainda para dar o acabamento a maquiagem, ou seja, depois da aplicação da base com o pincel específico para isso. Isso faz com que a base tenha um acabamento mais leve e fino. 

Pincel Para Pó Facial

Uma confusão bastante comum de acontecer é entre o pincel para aplicação de base e o pincel para aplicação do pó compacto. Apesar de o formato ser parecido, os dois tem aquele arredondado na ponta (para facilitar aplicar o produto em lugares de difícil acesso como o canto interno dos olhos) são bem diferentes entre si.

Enquanto o pincel para base possui cerdas mais compactas o de pó facial tem cerdas mais soltas. Isso se deve a diferença de textura dos produtos, a base é mais concentrada por ser líquida ou cremosa e o pó é solto sendo mais fácil de espalhar com um pincel macio.

Para que fique mais claro observe que os pincéis de aplicar blush tem um formato decrescente para que acompanhem o formato da maçã do rosto, já o pincel de pó tem um formato mais amplo para permitir uma cobertura mais completa da pele. Quando você usa o pincel correto para cada tipo de produto de maquiagem os resultados ficam ainda melhores e a cobertura se torna mais homogênea.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.