Vídeos Lipoescultura

O Que é a Lipoescultura?

A Lipoescultura é uma técnica resultante da combinação de outras duas técnicas que são a lipoaspiração e a lipoenxertia. Basicamente a lipoenxertia utiliza a gordura excessiva que foi retirada de uma região do corpo, por meio da lipoaspiração realizada na própria paciente. Essa gordura é usada para esculpir o corpo da paciente de maneira a conseguir aumentar, preencher e modelar as partes que se encontram com flacidez, que tem depressões ou mesmo em que existe pouca concentração de tecido adiposo.

Lipoescultura

Lipoescultura

Como é Feito o Procedimento de Lipoescultura

Solução de Klein

O primeiro procedimento a ser feito na cirurgia de lipoaspiração é infiltrar a solução de Klein que consiste numa combinação de soro fisiológico e adrenalina. O objetivo é reduzir as possibilidades de sangramento durante o procedimento e com isso a possibilidade de trauma cirúrgico.

Cânulas de Lipoaspiração

Depois da infiltração da solução chega o momento de introduzir as cânulas de lipoaspiração através da pele. Essas cânulas chegam ao tecido adiposo que é a camada que fica localizada logo depois da pele para começar a aspirar. As cânulas usam um sistema de vácuo que serve para aspirar a gordura localizada. A definição do local em que serão introduzidas as cânulas varia de paciente para paciente de acordo com a anatomia da pessoa e da técnica empreendida pelo médico.

Anestesia

A cirurgia pode ser realizada com anestesia geral, local ou peridural, tudo depende da quantidade de regiões que estão sendo trabalhadas. Quando se utiliza a anestesia geral se mostra necessário fazer a intubação orotraqueal além de contar com aparelhos que auxiliam na respiração. O procedimento costuma deixar cicatrizes que tem cera de metade de um centímetro. Com o passar do tempo essa cicatriz pode ficar quase invisível e não incomoda.

Tratamento da Gordura

Nesse passo é realizado o tratamento da gordura, ou seja, se retira as células que foram rompidas de anestésico e sangue e a gordura então é enxertada numa nova região. O processo de enxerto é realizado por meio de seringas finas que são aplicadas no lugar desejado de maneira a criar volume e assim dar uma nova forma a região. Esse procedimento costuma levar em torno de duas horas.

Conheça o Médico

De acordo com a legislação todos os médicos podem realizar o procedimento de lipoescultura, no entanto, é interessante que o paciente tenha o cuidado de procurar por um médico cirurgião plástico que tenha condições de realizar o procedimento. O médico deve ter especialidade em cirurgia plástica e ser treinado para isso.

Partes do Corpo que Podem ser Lipoaspiradas

De maneira básica o procedimento pode ser feito em qualquer parte do corpo em que exista gordura localizada. Basicamente a gordura pode ser enxertada em qualquer local, contudo, existem aquelas que são mais procuradas como face, glúteos, mamas e mãos. É possível enxertar gordura lipoaspirada em diferentes regiões do corpo numa única cirurgia, mas é importante evitar estender demais o tempo na mesa.

Quando o paciente opta por fazer as cirurgias em locais diferentes em cirurgias separadas deve dar um intervalo de pelo menos um mês entre os procedimentos. Se a opção for por tratar a mesma área em cirurgias distintas é interessante dar um intervalo de pelo menos seis meses para que o inchaço desapareça.

Resultados Positivos da Lipoescultura

Dentre os tipos de lipoescultura que oferecem os melhores resultados estão a lipoenxertia de face que fica bem visível além dos procedimentos de rejuvenescimento das mãos bem como o aumento do tamanho dos glúteos. Normalmente se tem melhores resultados quando a gordura é retirada de uma região da pele em que existe boa elasticidade e na qual não há excesso.

A Quantidade de Gordura

A determinação da quantidade de gordura a ser retirada é feita de acordo com o biótipo de cada pessoa, contudo, isso varia bastante. Em geral a quantidade máxima a ser removida é de 7% do total do peso corporal nos procedimentos de cirurgia úmida, em que é usada infusão para reduz o sangramento e cuja anestesia é geral, e de 5% na cirurgia seca em que não é usada a solução.

Indicações da Lipoescultura

O procedimento é indicado para pessoas que tem acúmulo de gordura localizada e contam com áreas que precisam de preenchimento por estarem com falta de tecido gorduroso. Uma indicação é que essas pessoas estejam dentro do peso normal para que os resultados sejam melhores.

Contraindicação à Lipoescultura

Existem algumas contraindicações em relação a Lipoescultura como, por exemplo, ter patologias prévias como hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, anemias entre outras. O procedimento se torna mais arriscado com esse histórico de patologias pré-existentes. Um exemplo interessante é o do diabetes descontrolado em que pode ocorrer dificuldade de cicatrização.

Com essa doença pode acontecer uma obstrução parcial ou total dos vasos o que pode causar problemas de oxigenação dos tecidos e em consequência atrapalhar a formação de colágeno bem como as fibras elásticas. Outro ponto importante a destacar é que as pessoas que tem diabetes também têm doenças arteriais o que aumenta e muito a chance de acontecer a necrose tecidual.

Lipoescultura Não Emagrece

O procedimento deve ser realizado em pessoas que tem acúmulo de gordura localizada e nunca como um tratamento para emagrecer. O procedimento jamais deve retirar mais do que 7% do peso do corpo, ou seja, uma pessoa cujo peso é 60kg nunca deve ter mais do que 4200ml para ser aspirado. Os médicos devem ficar atentos para pacientes que estão encarando o procedimento como medida emagrecedora, pois não é esse o objetivo.

Cuidados Pré-Cirurgia

Como qualquer cirurgia, a Lipoescultura, tem alguns cuidados que precisam ser tomados antes. Dentre esses cuidados estão passar por uma bateria de exames para ter certeza de que está apto para o procedimento em termos de cirurgia e anestesia. A avaliação médica é muito importante para ter certeza de que se está apto para passar por esse procedimento.

Outros cuidados incluem suspender o uso de medicamentos, se isso for possível, para não prejudicar a cirurgia. Um exemplo simples é suspender o uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico que fazem a alteração da coagulação do sangue bem como outros. Outro medicamento que pode causar problema é a pílula anticoncepcional que apresenta riscos tromboembólicos.

Saiba mais sobre o procedimento nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=cq6Ko7kstos

Lipoescultura é uma técnica usada para a retirada do excesso de gordura localizada debaixo da epiderme, da pele. E essa gordura que é sugada sob a pele é aplicada em outra parte do corpo, usualmente é utilizada para diminuir as celulites, aplicando assim nas depressões causada por elas.

Anteriormente a cirurgia o médico aplica nas áreas alvo uma anestesia local e ainda uma outra solução que contrai os vasos sanguíneos fazendo com que o sangramento diminua ao longo da incisão. Depois é inserido uma cânula justo onde foi feito a incisão e assim a gordura é sugada. Ainda existem outras técnicas de lipoaspiração como a técnica seca, a super úmida, a que usa ultra som, dentre outros métodos mais.

É possível ver como é realizado essa cirurgia através de vídeos na internet. São vídeos que mostram os procedimentos utilizados pelos profissionais da área, e ainda é possível achar resultados obtidos da cirurgia.


Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *