Dúvidas Comuns Sobre Cirurgia Plástica

A cirurgia plástica tem sido uma realidade desde a primeira tatuagem tribal primitiva, alteração do corpo ritualístico, ou tentativa grosseira de reconstrução para reparar lesões faciais. No entanto, não foi até o final de 1800 e início de 1900 que o mundo começou a ver os avanços científicos significativos na antiga arte da cirurgia plástica.

A cirurgia plástica é hoje em dia um dos procedimentos cirúrgicos mais populares do mundo. Por meio de cortes, as vezes simples ou não, você pode ter o corpo que sempre sonhou. Mas como toda cirurgia, envolve riscos e pode causar a morte, deixando diversas dúvidas nos pacientes. Confira a seguir as principais dúvidas sobre o procedimento.

O Que Faz de Alguém Um Bom Candidato Para A Cirurgia Plástica?

A resposta a esta pergunta tem vários elementos. Mais importante: é preciso estar em boa saúde, sem quaisquer condições médicas que impedem você de sofrer uma cirurgia de seja qual for o tipo e grau de risco.

Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica

Todo paciente que vai se submeter a uma cirurgia plástica precisa ter expectativas realistas sobre como cirurgia plástica irá melhorar a sua aparência. Você precisa aceitar que sua cirurgia vai mudar a característica de seu corpo. É preciso se aproximar de cirurgia plástica com o objetivo de tornar-se mais feliz com seu corpo e não esperar que outras pessoas vejam e te tratem de forma diferente.

A Cirurgia Plástica Dói?

A dor é limitada ou totalmente evitada durante um procedimento de cirurgia plástica com anestesia local ou geral. Durante sua recuperação, no entanto, normalmente se experimenta desconforto leve a um pouco de dor, que seria controlada com medicação para dor.

A extensão da cirurgia plástica irá determinar o potencial para a dor e o tempo que levará para se recuperar. A abdominoplastia, por exemplo, é uma cirurgia cosmética que afeta uma parte maior do corpo comparada a uma correção na testa. Deve saber também que a dor é controlada imediatamente após a cirurgia com anestésicos de longa duração no local da cirurgia. Este processo irá facilitar-lhe sua recuperação. Por causa da longa duração do  anestésico local utilizado durante o procedimento e analgésicos tomados após o procedimento médico, a maioria das pessoas não se queixam muito sobre a dor.

Com Que Idade As Pessoas Podem Fazer Uma Cirurgia Plástica?

Embora alguns procedimentos só são aplicáveis aos indivíduos que se aproximam ou passam da meia-idade,  isso não significa que os jovens nunca podem fazer. As pessoas mais jovens muitas vezes fazem uma rinoplastia, mamoplastia de aumento ou outros procedimentos para alterar a característica do corpo em vez de aliviar os efeitos do envelhecimento.

Contanto que se tenha mais de 18 anos de idade, pode-se livremente procurar a cirurgia plástica, mas seria importante considerar seriamente suas motivações e não mudar alguma coisa sobre o seu corpo apenas por alguém.

Saiba Mais

Saiba Mais

Qual Anestesia É Utilizada Durante A Cirurgia Plástica?

O tipo de cirurgia plástica determina o tipo de anestesia utilizada, mas se pode discutir suas preferências com o cirurgião. Para os procedimentos menos invasivos, um anestésico local que bloqueia os impulsos nervosos no local da cirurgia combinado com um sedativo para seria o indicado. Anestesia geral, em que cirurgias são feitas completamente inconsciente e indiferente à dor, é necessária para cirurgias mais extensas.

Qual É A Diferença Entre Cirurgia Plástica e Reconstrutiva?

A cirurgia plástica é realizada para melhorar ou mudar uma parte saudável e normal no funcionamento do corpo. Nada além do desejo do paciente para a melhoria física necessita na cirurgia plástica cosmética.

Já uma cirurgia reconstrutiva se destina a corrigir uma anormalidade física causada por um defeito de nascença, doença ou do tumor, trauma físico, ou infecção. O objectivo da cirurgia reconstrutiva pode ser para restaurar a função de alcançar a normalidade física.

É Preciso Ficar Internado Após Uma Cirurgia Plástica ?

A maioria dos procedimentos de cirurgia plástica são realizados em regime de ambulatório. Em alguns casos, geralmente quando a cirurgia é muito extensa ou surgem complicações, uma pernoite no hospital pode ser necessária.

Posso Financiar Meu Procedimento de Cirurgia Plástica?

O financiamento de cirurgia plástica está se tornando comum no Brasil. Durante a sua consulta, um membro da equipe de escritório pode explicar as suas opções de financiamento. Muitos bancos oferecem financiamento para estes tipos de procedimentos eletivos.

Há Riscos Ao Fazer Uma Cirurgia Plástica?

Toda cirurgia envolve riscos, e com essa não seria diferente. Os riscos são diversos, mas diminuem bastante se todas as indicações dadas pelo médico forem tomadas e o paciente se comportar bastante após o procedimento.

Posso Ter Mais de Um Procedimento Feito de Uma Só Vez?

Combinações de procedimentos requerem tempo adicional na sala de cirurgia, o aumento da exposição à anestesia, e maior chance de complicações. As combinações são realizadas geralmente para pacientes de contorno corporal. No entanto, a segurança é a questão mais importante, e vai ditar todas as decisões relativas a combinações de procedimentos a serem realizados.

Seu estado de saúde e os procedimentos específicos que estão sendo considerados serão avaliados para chegar ao plano cirúrgico mais seguro que realiza seus objetivos. Isto pode assumir a forma de um plano cirúrgico que tem duas ou mais fases cirúrgicas, geralmente separadas por vários meses.

Sou Fumante. Isso Prejudica A Minha Cirurgia?

Todo mundo sabe que fumar é um perigo para a sua saúde em geral. Mas você sabia que o fumo compromete significativamente a capacidade do seu corpo para se curar e se recuperar após uma cirurgia? Fumar acelera o processo de envelhecimento, e os fumantes têm um risco maior de infecção e outras complicações quando antes e após a cirurgia.

Mesmo Com Anestesia Geral, Eu Posso Estar Consciente Na Minha Cirurgia?

É um medo comum e um fenômeno raro: a consciência durante a cirurgia, quando o paciente pode estar com anestesia mas está acordado. Muitos pacientes têm medo de acordar, tornando-se consciente, ou mesmo sentem  dor durante um procedimento cirúrgico. A anestesia geral é a única forma de anestesia, que normalmente torna os pacientes completamente inconscientes, apesar de sedação consciente apagar qualquer memória do procedimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.