Cirurgia Plástica na Terceira Idade

A cirurgia plástica tem ganhado cada vez mais espaço e mais pessoas tem optado pelas intervenções médicas para ficar com um rosto mais lisinho, um corpo em dia enfim dentro de alguns padrões de beleza que tem se afirmado. Quem pensa que a plástica é um recurso para pessoas jovens não sabe que um dos públicos mais profícuos das clínicas desse segmento pertencem a terceira idade.

Mulheres e homens que passaram dos 60 anos estão perdendo o receio das salas de cirurgia, das agulhas e dos hospitais como um todo. Essas pessoas estão no grupo daquelas que descobriram que é possível de certa maneira retardar os sinais do envelhecimento e alguns incômodos estéticos.

As Principais Queixas da Terceira Idade

Os cirurgiões plásticos elencam como as principais queixas de pacientes da terceira idade a flacidez, o excesso de pele, rugas e acúmulo de gorduras localizadas que tem ligação direta com o passar do tempo. Dentre as cirurgias mais requisitadas entre pacientes da terceira idade estão correção da flacidez facial e eliminação de rugas e linhas de expressão.

Outros procedimentos que são bastante requeridos são a retirada dos excessos de pele e gordura das pálpebras, correção da flacidez na mama, lipoaspiração e tratamentos de pele. O objetivo desses pacientes é tentar diminuir um pouco os sinais que o tempo deixou em seu corpo e rosto. 

Riscos

A terceira idade de algumas décadas atrás não tinha o ensejo de buscar pela cirurgia plástica devido aos riscos que esses procedimentos cirúrgicos poderiam representar. Entretanto a saúde das pessoas com mais de 60 anos, atualmente, está bem melhor, mais estável devido as medidas anti-envelhecimento e a estabilização dos níveis hormonais.

Com uma saúde melhor os pacientes da terceira idade podem se submeter a cirurgias plásticas sem medo de que isso signifique se expor a um risco de vida. Além disso, o avanço no desenvolvimento de anestésicos bem como dos equipamentos como o laser oferecem mais segurança para a recuperação dos pacientes evitando inconvenientes. Antes de qualquer procedimento cirúrgico o médico deve realizar exames completos com o paciente para verificar a sua saúde e lhe informar a respeito dos riscos. 

Bateria de Exames

Mesmo com o avanço na medicina estética é necessário ter cuidado ao realizar uma cirurgia plástica em especial depois dos 60 aos. O médico deve realizar uma bateria completa de exames com o paciente para ter certeza de que está bem com a sua saúde para realizar o procedimento.

Os exames visam identificar alterações na saúde do paciente que possam ter qualquer interferência na cirurgia como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares entre outros. Pessoas com mais de 60 anos tem células que já passaram por um grande desgaste de maneira que podem apresentar problemas que permanecem ocultos como, por exemplo, o acúmulo de gordura nos vasos que pode acarretar numa obstrução. 

Cirurgias Plásticas Depois dos 60 Anos

Ritidoplastia

Uma das principais queixas de pessoas que passaram dos 60 anos é em relação a flacidez que a pele adquire com o passar do tempo. Para corrigir esse problema estético é indicada a ritidoplastia. Uma cirurgia que visa reduzir a flacidez bem como atenuar as rugas do rosto e do pescoço além de remover os excessos de pele e gordura que ficam nessas áreas o que oferece ao rosto uma aparência bem mais jovem.

Correção das Pálpebras

Grande parte dos homens da terceira idade que procuram uma clínica de cirurgia plástica está em busca de corrigir o efeito de pálpebras caídas que aparece devido a idade. Para resolver esse problema estético a dica é fazer uma cirurgia de correção das pálpebras que elimina a pele e as bolsas de gordura que se formam em torno dos olhos. 

Lipoaspiração

A cirurgia de lipoaspiração é bastante delicada em pacientes que estão na terceira idade. O procedimento deve ser feito com muito cuidado devido a capacidade de retrair a pele. Os pacientes com mais de 60 anos que desejam passar por uma lipoaspiração devem estar com a qualidade da pele adequada para tal.

Se a pele não apresenta a elasticidade necessária na região a ser lipoaspirada pode aparecer flacidez na região. Uma alternativa para esses pacientes é fazer uma abdominoplastia para eliminar o excesso de gordura, flacidez e fraqueza muscular do abdômen.

Tratamentos Estéticos

Os pacientes que desejam rejuvenescer a pele, mas não querem passar por um procedimento cirúrgico podem optar pelos tratamentos com luz intensa pulsada, peelings químicos, laser fracionado e preenchimentos. Uma forma mais simples de deixar a pele mais bonita e com um visual bem mais jovem.

Os peelings são boas alternativas para quem deseja estimular a reorganização e a produção de mais fibras de colágeno, responsável pela firmeza da pele. O resultado é que a pele fique mais firme e mais saudável.  Pode ser uma boa escolha para quem não deseja se submeter a todo o processo de recuperação de uma cirurgia plástica, algo que pode ser bem complicado nesse momento da vida. 

Atenção

Os pacientes da terceira idade têm mais propensão a problemas de saúde como hipertensão e diabetes e por isso mesmo devem ter mais atenção quando decidem realizar um procedimento como uma cirurgia plástica. Na hora de escolher o cirurgião plástico busque indicações de conhecidos para conhecer a reputação do profissional.

O cirurgião deve pedir vários exames pré-operatórios para ter certeza de que a plástica não irá ser muito agressiva. Também é necessário que o paciente faça uma avaliação pré-anestésica com o objetivo de descobrir se tem algum tipo de reação que pode comprometer a segurança ou a sua saúde durante o procedimento.

Autoestima

A cirurgia plástica tem uma grande relação com a autoestima das pessoas, pois ajuda a mudar a imagem que é vista no espelho todos os dias. Pode ser uma boa opção para quem se incomoda profundamente com alguma característica física que não pode ser mudada de outra forma, entretanto, é importante colocar a sua saúde sempre em primeiro lugar. A importância de estar de bem com a sua aparência é poder se sentir feliz consigo mesmo, certamente não existe nada que tenha mais valor do que isso em qualquer idade. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgias Plásticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.