Tipos de Óleos Capilares: Tratamento Profundo Para o Fio

O segmento de produtos capilares está sempre com uma novidade interessante para tratar as madeixas. A febre do momento são os óleos extraídos de árvores e frutos que vem de partes do mundo como o Marrocos e até a Amazônia. Esses óleos se tornaram tão famosos porque contam com uma grande concentração de nutrientes que em pouco tempo tratam os fios deixando-os mais bonitos por dentro e por fora.

Porém, é claro que com tantas opções de óleos para tratar os cabelos fica um pouco difícil escolher. Pensando nisso elaboramos algumas dicas de quais os melhores tipos de óleos para cada tipo de cabelo. Identificar os produtos que mais se adéquam ao tipo de fio pode ser fundamental para escolher os melhores produtos de tratamento.

Os Tipos de Cabelos e os Tipos de Óleos

Para Fios Crespos, Cacheados e Ondulados

Quem os fios crespos, cacheados ou ondulados tende a ter fios mais secos devido a forma do fio. Nos fios lisos a oleosidade natural da raiz percorre um caminho reto até as pontas, nos fios que são enrolados é mais difícil esse percurso. Dessa forma as madeixas precisam de uma hidratação constante.

Uma boa dica é usar o óleo de macadâmia, pois ele é rico em ômega 3 e 6 o que ajuda na reconstrução da fibra capilar e na hidratação intensa das madeixas. Esse óleo também ajuda a melhorar a elasticidade dos cabelos cacheados e ondulados o que deixa-os mais leves e reduz a quebra que é bem comum nesse tipo de fio.

Cabelos Crespos

Cabelos Crespos

O famoso óleo de argan também pode ser uma boa aposta para quem deseja hidratar as madeixas. Um óleo rico em nutrientes e que possui um alto poder emoliente que não deixa os fios com aquele aspecto pesado uma vez que a sua textura não é oleosa. Um ponto importante de destacar, pois é importante cuidar do aspecto gorduroso dos fios.

Para Fios Lisos

No caso de quem tem cabelo liso a dica é optar por óleos que não deixem os fios pesados e com um aspecto oleoso já que em geral cabelo liso é sinônimo de cabelo oleoso. Os óleos de buriti e cálamo ajudam a combater o frizz (um dos principais problemas desse tipo de fio) e ainda selam as cutículas dos fios para protegê-los.

No caso dos cabelos lisos é interessante não usar os óleos de tratamento com muita frequência para evitar que o seu cabelo fique muito oleoso.

Para Fios Com Química

Os óleos de tratamento são perfeitos para ajudar quem tem as madeixas ressecadas e danificadas pelo uso de química. Dois tipos de óleos bem interessantes para o tratamento das suas madeixas é o de argan e o do coco. O óleo de argan é um poderoso reconstrutor da fibra capilar e um verdadeiro complexo de nutrientes.

O óleo de coco, por sua vez, também contém altas quantidades de triglicerídeos e vitaminas que ajudam a hidratar. A hidratação é fundamental para quem está com os fios danificados por processos químicos. Além disso, os dois tipos de óleos são bastante nutritivos o que regenera as fibras do cabelo.

Conheça os Principais Tipos de Óleos Capilares

Óleo de Argan

O óleo de argan é conhecido também como o “ouro de Marrocos” e se trata de um complexo de nutrientes que tratam os fios e ainda criam uma película de proteção nas madeixas. O argan foi o primeiro óleo dessa onda de óleos de tratamento para o cabelo e pode ser usado como óleo, algumas gotas na tintura, na escova progressiva e em leave-ins, por exemplo.

Quem optar por usar o óleo de argan propriamente dito deve lavar os cabelos normalmente. Aplique o produto com o cabelo ainda úmido e deixe secar naturalmente, você perceberá que desde a primeira aplicação o produto traz resultados fantásticos para o seu cabelo. Se preferir você também pode adicioná-lo a máscara de hidratação para potencializar o seu fator de hidratação.

O óleo é extraído do fruto de uma árvore chamada argan que existe no Marrocos. Essa árvore existe apenas no deserto e pode chegar a viver cerca de 200 anos.

Óleo de Murumuru

O óleo de Murumuru é extraído das sementes de um fruto que parece um coco e nasce num tipo de palmeira encontrada na região Amazônica do Pará. Está sendo considerado por muitos como o novo óleo de argan. O grande destaque é que esse óleo tem um alto poder emoliente para os cabelos. Nos produtos cosméticos é utilizada a manteiga de murumuru feita a partir desse fruto.

Assim como o óleo de argan você encontra produtos capilares que são feitos a base de murumuru para o tratamento das suas madeixas. Utilize os produtos com esse óleo para tratar fios danificados e que estejam ressecados. Cabelos com química podem ser bastante beneficiados pelo uso de óleo de murumuru.

Murumuru

Murumuru

Há ainda a questão do controle do frizz que é feito por essa manteiga emoliente, uma solução mais do que perfeita para quem está sempre tentando domar o próprio cabelo.

Óleo de Macadâmia

A macadâmia é extraída de uma árvore australiana de mesmo nome e tem uma grande concentração de nutrientes que ajudam a tratar e deixar os fios sem frizz e com volume reduzido. Por essas características o óleo de macadâmia se tornou um dos preferidos para o tratamento de madeixas crespas, enroladas e cacheadas.

Já é possível encontrar opções de shampoos, cremes de pentear, condicionadores e óleos de Macadâmia. Você pode usar produtos de uso diário como os shampoos, por exemplo, ou então apostar nos óleos. A dica é colocar algumas gotas do óleo no seu creme de pentear para controlar o frizz.

Além disso, o óleo de macadâmia é bastante hidratante o que deixa os seus fios mais bonitos, com mais brilho e mais saudáveis. Vale a pena investir nesse óleo para tratar o seu cabelo.

Os Óleos e o Cabelo

Os óleos de tratamento tem conquistado cada vez mais espaço na indústria de cosméticos e pode ser uma ótima solução para que os seus fios estejam sempre bem hidratados e bem cuidados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.