Selagem para Cabelos: O Que é, Como Fazer e Benefícios para os Fio

Para ter cabelos bonitos hoje em dia não tem desculpa. Existem mais de 100 processos que prometem(e em muitos casos cumprem) deixar os fios perfeitos e brilhosos, tratando e cuidando dos problemas que surgem ao longo das semanas de maltrato nos cabelos ou processos químicos mal feitos. Um deles é a selagem térmica, um processo que anda bem popular no Brasil e nos salões de beleza.

Imagem de Amostra do You Tube

O Que é Selagem Térmica Para Cabelos?

O termo ‘selagem’ diz um pouco do que é este processo de cuidado com os cabelos. Este método consiste em selar os fios para que não penetrem produtos ou poluição e tudo o mais que pode danificar os cabelos ao longo dos dias. Por meio de produtos químicos e métodos de aplicação, os cabelos vão ter suas cutículas e ponta fechadas, o que deixa o fio mais nutrido e assim com menos chances a danos. Por mais que pensemos que nossos fios estão bem com bons produtos, eles são suscetíveis a absorver bastante coisa ruim ao longo de apenas um dia. E muita coisa pode danificar os cabelos como o ar frio do ar condicionado, a poluição dos carros, poeira, química para cabelo, maus produtos, fumaça de cigarro, dentre outros. O importante para se ter cabelos bonitos é manter o fio protegido de qualquer problema que possa acontecer e a selagem pode proporcionar isso.

O Que Faz a Selagem Térmica nos Cabelos

O processo da selagem lembra uma hidratação mais profunda, com mais rigor para deixar os fios protegidos. Ao mesmo tempo que ela sela a fibra capilar, antes de fazer isso, ela manda uma bomba de hidratação para o cabelo danificado absorver e assim poder se nutrir ainda mais. É um produto vendido para uso profissional em quantidades de meio quilo e um quilo em média, mas há quantidade menores (mesmo que mais raramente encontradas) para uso individual. A substância mais importante contida na selagem é a queratina, uma velha conhecida de quem já trata os cabelos ao longo dos anos com mais cautela. Ela está presente em hidratações, shampoos, condicionadores, cremes para pentear e finalizadores. A queratina dá mais brilho ao cabelo, força e vitalidade. Ela é produzida no corpo naturalmente e enviada ao seu cabelo por meio da raiz, mas a organismo perde mais do que o cabelo precisa e por isso, é necessária uma reposição com produto.

O Que Faz a Selagem Térmica nos Cabelos

O Que Faz a Selagem Térmica nos Cabelos

Quem Deve Fazer Selagem Térmica nos Cabelos

Não existe uma contra indicação para fazer uma selagem térmica nos cabelos. Todo mundo que possui cabelo natural e até mesmo os apliques podem fazer. Contudo, o tratamento possui mais efeitos e melhores resultados em quem de fato possui problemas nos cabelos.

A selagem é indicada em casos de:

  • Cabelo maltratado por químicas diversas como escova progressiva, inteligente, relaxamento, alongamento, dentre outros.
  • Cabelos subnutridos pelo excesso de praia e piscina
  • Cabelos fracos e quebradiços naturalmente.
  • Cabelos com queda.
  • Cabelos com problemas de crescimento.
  • Cabelos sem brilho

A vantagem da selagem térmica diante de outros processos é que esta possui um resultado de pronto. Segundo os profissionais da beleza, ela é bem mais eficiente que outros métodos de embelezamento dos cabelos e mostra o resultado mais rápido, já que a química mostra seu efeito assim que termina a primeira aplicação. Contudo, não é nada milagroso. Para os fios muito danificados é preciso um pouco mais de paciência para ver os resultados que podem demorar um pouco a aparecer. Pode ser que seja preciso mais de uma aplicação para que o brilho dos fios volte mais naturalmente, principalmente em uso errado do formol nos cabelos(o que é bem comum em salões de baixa qualidade).

Como se Faz uma Selagem Térmica

Feito no salão de beleza, a selagem pode durar mais de duas horas, depende do tamanho do cabelo. O processo é divido em várias etapas. Confira:

Imagem de Amostra do You Tube
  • Primeiro, o cabelo é lavado com shampoo com PH neutro e sem sal. Se o fio tiver muito sujo pode ser que seja preciso lavar mais de uma vez o cabelo fazendo movimentos circulares com os dedos para que a raiz seja limpa mais profundamente.

 

  • Depois de tirar o excesso da água com a ajuda de um pente e uma toalha, o profissional irá dividir o cabelo em mechas e aplicar o produto próprio para selagem térmica (específico como falamos antes, não é qualquer hidratação). Sua aplicação é da raiz as pontas e vai cobrir todo o cabelo mecha por mecha. Aplica-se uma boa quantidade para que nenhuma parte deixe de receber o produto.
Como se Faz uma Selagem Térmica

Como se Faz uma Selagem Térmica

 

  • Com o produto ainda nos fios, é a hora de secar o cabelo com secador, como em uma escovação normal mas sem a escova, apenas secando bem o cabelo. Depois, se usa a chapinha. A chapinha ou prancha alisadora é necessária porque o produto é termo ativo, o que quer dizer que precisa do calor para fazer efeito. É preciso que se use a prancha com o produto ainda no cabelo.

 

  • Depois de passar a chapinha ao menos 10 vezes por mecha, é a hora de lavar o cabelo normalmente para tirar o produto.

 

  • Aplica-se, depois da lavagem, uma máscara restauradora para proteger o fio ao mesmo tempo que irá hidratar o cabelo, que ainda está com a cutícula aberta.

 

  • Depois de deixar a máscara restauradora agir (que possui o mesmo aspecto de uma hidratação em creme) é a hora de escovar o cabelo normal para deixar que ele fique liso mesmo, com uma escova e o secador bem quente para que não se deixe voltas. A máscara não é tirada para a escovação, ela ainda fica no cabelo.

 

Assim como na escova progressiva ou inteligente, o cabelo deve ficar com os produtos ao menos dois dias para que faça mais efeito. Durante este período, a mulher não deve lavar os cabelos ou prender para que haja mais efeito na selagem. Prendendo o cabelo, vai ficar marcado mas não vai danificar seu brilho e maciez que são resultados esperados neste processo de reestruturação capilar. O valor da selagem térmica varia de acordo com o produto usado o tamanho do cabelo. Em alguns salões de beleza pode custar menos de R$ 100, já em outros o dobro.

3 comentários

  1. VOU FAZER SELAGEM SEMPRE. FICA LINDO O CABELO, COM BALANÇO E BRILHO.

  2. MEU CABELO FICOU COM APARÊNCIA, HIDRATADA E PAROU DE CAIR, FICOU LINDO MESMO, VOU FAZER SELAGEM SEMPRE,AMEI.

  3. Fiz selante e na época adorei, porem com o passar dos meses meu cabelo ficou extremamente danificado, super quebradiço e muitas pontas duplas, ou seja, agora estou apanhando pra tentar recupera-lo. Não quero fazer selante pois tenho medo de piorar ainda mais. Já comprei de tudo mais acho q enquanto não crescer e sair tudo, ele não vai mudar. Quero uma dica de hidratação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>