O Ciclo de Vida dos Cabelos

A maioria das mulheres durante um determinado período do ano se preocupa com a queda dos cabelos. Muitas pessoas têm um grande medo de perder sua cabeleira, um temor que cresce a cada lavagem, a cada passada do pente ou da escova, e também ao perceber o número de fios na fronha do travesseiro. Essa é uma das fases características do ciclo de crescimento dos cabelos e neste artigo nós vamos conhecer como funciona esse ciclo, como a vida do cabelo evolui, desde o seu nascimento até ele cair.

Queratina

O Crescimento dos Cabelos

O crescimento dos fios de cabelo fazem parte de um complexo processo que inicia com a reprodução e a divisão celular que acontece dentro do couro cabeludo. Os fios de cabelo crescem numa velocidade média de cerca de 1/3 de milímetro por dia. As células do cabelo sofrem grandes transformações em sua composição química e sua forma desde o seu nascimento até despontarem no couro cabeludo, quando já está totalmente formado e com as características que irá apresentar durante todo ciclo, ou seja, são formados de queratina, insolúveis na água e ricos em enxofre.

Tintura

Fases do Ciclo de Crescimento Dos Cabelos

O processo de crescimento dos fios de cabelo não é contínuo, os fios nascem e crescem continuamente pelo período de 4 até 6 anos, então o crescimento é interrompido por cerca de 20 dias para logo depois cair. No lugar onde caiu um fio de cabelo outro fio sadio deve começar a nascer, repetindo novamente o ciclo. No entanto é importante perceber que os fios que compõe nossa cabeleira estão sempre em diferentes fases desse ciclo, e assim pode ser considerado normal a perda de até 100 fios de cabelos diariamente, considerando é claro que ao longo da vida todo o metabolismo do organismo fica mais lento.

O Ciclo de Vida dos Cabelos

As Influências no Processo de Crescimento

O processo de crescimento e de renovação dos fios de cabelo dos humanos depende de diversos fatores diferentes, especialmente do nível dos hormônios andrógenos, de uma alimentação saudável e dos nutrientes e vitaminas. Se a perda de fios diários for muito superior a média o dermatologista deverá ser consultado para fazer um diagnóstico, prescrevendo o tratamento adequado. Os dermatologistas alertam quanto ao uso de xampus e outros produtos que oferecem milagres para o crescimento dos cabelos, pois a queda de cabelo em demasia e o crescimento lento na maioria das vezes estão associados a problemas ou disfunções internas do organismo, e assim xampus e outros produtos desta natureza, de uso tópico, pouco ou quase nada podem fazer por estes problemas.   Assim, quando a queda de cabelo parece excessiva e os cabelos demoram muito para crescer, o ideal é procurar um médico dermatologista que poderá fazer uma análise e assim tratar adequadamente o problema, que muitas vezes pode ser uma disfunção hormonal ou então a falta de alguma vitamina ou nutriente no organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>