Dúvidas Comuns Sobre Tintura de Cabelo

A tintura de cabelo é essencial nos cuidados de beleza femininos, pois pode ser usada para dar uma repaginada no visual, mudar totalmente a sua imagem ou apenas para fazer a cobertura dos fios brancos. Independente do uso que você decida fazer desse produto é natural que surjam algumas dúvidas.

Tintura

Tintura

A seguir você vai poder conferir um guia especial com as respostas as principais dúvidas a respeito de tintura de cabelo. Tire as suas dúvidas e descubra que o seu visual pode ficar muito mais interessante com uma pequena mudança de cor, mas sem preocupações.

Perguntas e Resposta Sobre Tintura de Cabelo

Tintura Causa Danos nos Cabelos?

Basicamente todo processo químico é agressivo para os cabelos, porém, se ele realmente será um problema para os seus cabelos depende da frequência com que você aplica tintura nas madeixas. Além disso, é importante ter uma rotina de cuidados antes e depois de aplicar a tintura.

Por exemplo, entre uma tintura e outra é importante que você tenha o hábito de hidratar o seu cabelo. As hidratações ajudam os seus fios a receberam de volta os nutrientes que perderam durante o processo de coloração. Para ter cabelos sempre bonitos e saudáveis pode ser interessante fazer uma hidratação mensal no salão de beleza e uma caseira a cada 15 dias com máscaras de hidratação.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma Coloração Clareia Outra?

A resposta é não, tintura não clareia tintura. Essa dúvida é bem frequênte para quem já tinge os cabelos de uma cor permanente e deseja clarear alguns fios. Somente aplicar uma outra tintura mais clara sobre os fios tingidos não dará resultado, torna-se necessário fazer uma descoloração antes.

O trabalho da descoloração é eliminar a tinta de baixo para que a nova cor possa aparecer. Vale destacar que não se deve tentar fazer descoloração dos fios em casa, pois se trata de um processo muito agressivo para os fios e que pode ter resultados desastrosos.

Sendo assim se você já tem os fios tingidos e deseja clarear algumas mechas procure um profissional para fazer a descoloração. No salão você ainda poderá contar com uma grande quantidade de produtos para ajudar a deixar os seus cabelos mais fortes e saudáveis.

Dúvidas

Dúvidas

O Resultado Ficará Igual Ao da Embalagem da Tintura?

Nunca se deve escolher a tintura a ser aplicada no cabelo devido a foto que está estampada na embalagem do produto. Trata-se de um erro bem comum e que pode gerar resultados bem frustrantes. Lembre-se que o seu cabelo é diferente do cabelo da modelo da foto, cada cabelo diferente reage de forma diferente a tintura.

O resultado final da coloração irá depender de qual é a cor natural do seu cabelo. Além disso, quem já tem uma cor de tintura nos fios perceberá que esta irá influenciar no resultado final da nova tintura.

Imagem de Amostra do You Tube

Pode Fazer Uma Coloração e Outro Tipo de Química no Mesmo Dia?

É melhor não arriscar, pois uma química sempre fragiliza os fios e se você vai fazer duas acabará arriscando os seus fios a terem mais quebra. Além disso, é muito importante ter certeza que os componentes das diferentes químicas podem ser usados juntos.

Muitos ativos que estão presentes em diferentes tipos de químicas não podem ser usados juntos, pois acabam causando uma verdadeira tragédia capilar. Sendo assim consulte um especialista. A dica é esperar pelo menos uns 15 dias depois da coloração para fazer um novo procedimento químico.

Quando for realizar esse novo procedimento faça o teste da mecha que consiste em testar o produto aplicando-o sobre uma mecha do seu cabelo que fique relativamente escondida. Espere para ver se existe reação entre a química que você vai realizar com aquela que você já tem no cabelo.

Tinturas Podem Causar Alergia?

Sim, as tinturas podem desencadear reações alérgicas e intoxicação em algumas pessoas. Sendo assim é bem importante fazer um teste antes de sair usando qualquer produto nas suas madeixas. O teste pode ser feito da seguinte forma: aplique um pouco da tintura na sua pele, pode ser na nuca ou atrás da orelha, por exemplo. Deixe agindo por umas 48h sem lavar o local. Fique atento a possíveis coceiras, vermelhidão, ardência entre outros sinais de alergia onde a tintura foi aplicada.

Nos casos positivos de reação alérgica não utilize o produto. Se nenhuma reação alérgica aparecer sinal verde para o produto. Porém, é importante destacar que as alergias podem se desenvolver com o passar do tempo e assim mesmo quem já usa um determinado produto há bastante tempo pode se ver as voltas com uma reação indesejada.

Sendo assim é importante que você repita esse teste todas as vezes que for utilizar o produto novamente. Também é importante que você não fique com o produto por mais tempo do que o indicado pelo fabricante. Não irá fazer nenhum efeito visual diferente e ainda pode te causar problemas no couro cabeludo.

Cabelos Longos Usam Mais Tintura?

Quem tem fios longos e volumosos precisa usar em média duas embalagens da coloração para conseguir um bom efeito de cobertura. Porém, se o seu cabelo é longo, porém, fino uma embalagem só costuma dar conta.

Sobrou Tinta, Posso Guardar Para Uma Próxima Aplicação?

Jamais faça isso, o mais indicado é preparar uma quantidade suficiente para cobrir os seus fios. Pois, depois que você faz a mistura do produto deve usá-lo totalmente, o que sobrar deve ser jogado fora uma vez que não será mais útil.

Qual a Diferente Entre Tonalizante e Tintura?

Existem algumas diferenças entre esses produtos, para começar o tonalizante apenas acrescenta nuances de cor no seu cabelo e atua externamente ao fio. A tintura tinge e muda a cor do cabelo uma vez que penetra no fio. O tonalizante é bem menos agressivo para o seu cabelo, porém, desbota com mais facilidade uma vez que está apenas na parte externa dos seus fios.

Já a tintura pode exigir menos retoques, mas pode ser muito agressiva, o que torna necessário realizar diversos tipos de tratamento de manutenção. Vale dizer que um tonalizante não irá fazer uma mudança radical de cor no seu cabelo, mas pode ser uma boa alternativa para fazer testes de cor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>