Duvidas Comuns Sobre Alisamento de Cabelos

Qualquer pessoa que frequente salão de beleza sabe que a quantidade de alisamentos oferecidos hoje em dia é tão grande de fazer confusão. Sim, porque toda vez que a oferta é muito grande é normal ter dúvida na hora de escolher. Até porque, quando se pensa em fazer um alisamento se deseja o melhor para os cabelos ou seria mais adequado dizer, o que funciona melhor para a sua determinada tipologia de fios. Não é simples saber e muito menos escolher. Quando nós temos um salão de 100% confiança dá até para ouvir o que aconselha o cabeleireiro, mas não podemos ser ingênuas e sabemos muito bem, que muitas vezes nos aconselham o mais caro e não o melhor para o nosso caso.

Para começar, a primeira coisa que você precisa saber é que todos os alisamentos, sem exceção, usando basicamente os mesmos tipos de princípios ativos. E que um problema na hora do alisamento, como fios ressecados e na pior das hipóteses, quebra e queda de cabelos, pode ser mais a culpa do profissional. Para usar as químicas de alisamento é necessário procurar somente pessoas qualificadas

Muitas mulheres pensam que basta comprar o produto e aplicar nos cabelos, mas só o profissional sabe o quanto aquele produto pode ficar no seu couro cabeludo sem afetar a saúde dos fios. Esse tempo varia de acordo com cada pessoa.

Esqueça a palavra economia quando o assunto é alisar os cabelos, o barato pode acabar saindo caro. Pelo contrário, desconfie do barato demais.

Veja Os Alisamentos Mais Comuns e Tire Suas Dúvidas Sobre Cada Um Deles!

1- Escova Progressiva

A escova progressiva pode ser usada por mulheres com qualquer tipos de cabelos, porém, aqueles crespos só perdem o volume, alisamento mesmo, só para quem tem os fios ondulados.

A maioria dos produtos para fazer a escova progressiva tem dose de formol, mas não precisa se preocupar, é baixa e regulamentada pela Anvisa.

O processo da escova progressiva inicia com a lavagem do cabelos com um shampoo especial que faz limpeza profunda, depois o produto é aplicado em uma mecha de cada vez. É feita uma escova normal e também se passa a prancha, um modo para selar as cutículas. E depois, os cabelos não poderão ser lavados durante 3 dias.

Não espere um liso, liso, o efeito é gradual e só dura 3 meses, em média.

2- Escova Definitiva

Ela pode ser usada por quem tem fios naturais, mas também porque quem tem fios alisados e nunca porque acabou de fazer mechas.

O cabelo fica completamente liso, mas perde um pouco da naturalidade dos movimentos. O que consegue esse resultado liso são os ativos hidróxido de amônia e tioglicolato.

A escova começa com o shampoo de lavagem profunda, a aplicação do produto para alisar, os fios são secos, se passa a prancha com alta temperatura. Depois se aplica um outro produto para “bloquear” o efeito e mais 15 minutos o cabelo pode ser lavado naturalmente.

Uma vez liso não tem volta, só cortando as madeixas, depois é necessário aplicar na raiz.

3- Escova Inteligente

Pode ser usado por pessoas com qualquer tipo de cabelo, mas somente os fios ondulados e finos ficam lisos, os crespos perdem o volume. A base do produto é de tioglicolato de amônia e o processo de aplicação também começa com um shampoo de limpeza profunda. Depois o produto é aplicada em cada mecha, também é feita a chapinha para selar a cutícula do cabelo, porém, diferente da progressiva, o cabelo pode ser lavado imediatamente.

Sobre o tempo de duração, em média, não será superior que 4 meses.

4- Relaxamento

O relaxamento é indicado principalmente para quem tem os cabelos crespos, com frizz e armados. O resultado é diferente para cada um dos casos, os com muito volume e crespos, por exemplo, ficam mais soltos e com os cachos definidos, enquanto os ondulados ficam lisos. O frizz desaparece por completo.

Esse produto é feito com dois tipos de hidróxido, o de sódio ou de guanidina, somado a tioglicolato de amônia.

Não é um alisamento propriamente dito e também agride mais os cabelos, porém, a aparência é de um liso natural.

O processo começa com a lavagem dos cabelos e aplicação do produto logo a seguir, mecha por mecha. Depois de uma pausa, é usado um shampoo neutralizante e pronto. O efeito também demora a acabar, entre 6 e 9 meses e depois é só retocar a raiz. Não é recomendado de maneira nenhuma aplicar o produto em toda a extensão dos fios de novo.

5- Alisamento Fotônico

Também pode ser feito por pessoas com qualquer tipo de cabelo. Aquelas com os cabelos ondulados ganham um liso natural, com balanço, já aquelas com os cabelos armados ou crespos, conseguem obter madeixas com menos volume.

Os princípios ativos da escova fotônica são: tioglicolato ou em alguns casos, hidróxido de amônia, varia de acordo com o produto.

O tratamento também começa com a lavagem com shampoo de limpeza profunda, que é usado diretamente sobre os fios e não no couro cabeludo, como em uma lavagem comum. A chamada luz fotônica tem a cor azul e é colocada sobre os cabelos com o produto para potencializar a entrada do mesmo nos fios. Vale ressaltar que diferente de qualquer outro alisamento, esse não altera a parte interna dos fios. Em seguida, é feita uma reconstrução capilar com base de queratina que deixa o cabelo macio e muito brilhoso.

Esse tratamento tem efeito definitivo e depois é necessário fazer somente a raiz, que vai depender do crescimento dos seus cabelos. Normalmente, o retoque acontece a cada 4 meses.

Dicas Para Não Errar Na Hora de Fazer Alisamento:

  • Não faça alisamento em casa.
  • Escolha um profissional que saiba usar o produto que você escolheu.
  • Não use mais de uma química com pequena diferença de tempo, como pintar e alisar.
  • Se você optar por uma alisamento definitivo, esqueça as mechas, são duas químicas fortes que podem acabar quebrando todo o seu cabelo.
  • Nunca repasse o produto de alisamento no cabelo inteiro de novo, faça somente o retoque da raiz.
  • Se o seu cabelo estiver danificando, primeiro recupere os fios, para depois alisar.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.