Dicas de Cores Para Cabelos: Como Fazer a Escolha Certa

Ter um cabelo bonito e que combine com o tom da sua pele é fundamental já que as madeixas funcionam como a moldura do rosto. Com esse enfoque vamos te dar dicas como escolher a cor dos seus cabelos mais assertivamente. Quando uma mulher está com a cor certa nos fios ganha muito mais poder.

As Cores Naturais de Cabelos

As diferentes cores de cabelos existem devido a diferentes níveis de melanina, os tons naturais dos fios são basicamente castanhos, loiros, pretos e ruivos. Os fios podem ser tingidos e ganhar praticamente qualquer cor.

Cabelos Coloridos

Cabelos Coloridos

Exatamente essa possibilidade de mudar infinitamente a cor das madeixas é que causar problemas, pois nem todo mundo consegue a fazer a correta de cor. O resultado que aparece na embalagem da tintura não é o mesmo do seu cabelo pelo simples fato que o seu cabelo não é igual ao da modelo da foto.

Antes de escolher o tom que vai usar nos fios é fundamental descobrir qual é o tom da sua pele e qual cor de cabelo ficará melhor. Além da estética da nova cor também é importante cuidar da saúde dos cabelos para que tenham sempre movimento e leveza.

Dicas de Como Escolher a Cor do Cabelo

No momento em que estiver tomando a difícil decisão de qual cor usar no cabelo é importante pensar no tom da sua pele. Você deve evitar um visual carregado, pois isso lhe trará uma imagem de mulher mais velha. Também é necessário que você tenha a percepção de como a cor ficará no seu rosto, se vai deixá-lo mais bonito ou vai esconder os seus traços.

Tom de Pele Oliva

Quem tem a pele num tom oliva, meio esverdeado, deve passar longe dos tons dourados, por exemplo. Esse tom no cabelo dá pouco contraste para esse tom de pele, comum a pessoas de etnia árabe. A dica é apostar em tons castanhos escuros ou claros ou ainda num tom de preto.

Tom de Pele Amarelo

A pele de tom mais puxado para o amarelo, comum nas orientais, não fica bom com tons acinzentados, pois eles deixam o rosto pálido e assim não evidenciam os belos traços asiáticos. A dica para quem tem esse tom de pele é usar um castanho, preto, acaju ou mesmo um acobreado.

Tom de Pele Negra

As mulheres que tem pele negra devem evitar os tons muito claros, como o loiro, por exemplo, pois o contraste exagerado não valoriza o visual criando uma aparência artificial. As melhores opções de cor de cabelo para as mulheres negras são o ruivo, castanho acobreado ou dourado, castanho escuro ou ainda o preto.

Tom de Pele Clara

Quem tem a pele clara pode usar praticamente todas as cores que desejar. O conselho é evitar os tons que puxem muito para o cinza, pois deixam com uma aparência envelhecida.

Como Mudar a Cor dos Cabelos

Com essas dicas interessantes de cores para os cabelos seguindo os tons de pele provavelmente você ficou com vontade de mudar o tom das suas madeixas. Como enfatizamos acima além de a cor ficar bem para você é importante que o seu cabelo esteja saudável e bem cuidado.

Para isso vamos te dar algumas boas dicas como cuidar dos seus fios e aproveitar o máximo de ter uma cor impecável.

Escolhendo Entre Coloração Permanente e Tonalizante

Se você está naquela fase de guerra com os seus fios devido a presença constante de cabelos brancos pode ter a tintura permanente como a sua melhor amiga. O tonalizante trabalha sobre o fio criando um filme de cor sobre as madeixas, já a coloração permanente trabalha pigmentando o interior dos fios.

Porém, se você quer mesmo uma mudança mais sutil no visual deve optar pelo tonalizante, pois ele dá brilho instantaneamente e apenas muda as nuances dos seus fios. A diferença de cor antes e depois do tonalizante não é tão grande como com a tintura, mas a sua atuação nas madeixas é menos agressiva e ainda contribui para a beleza das madeixas. O efeito do tonalizante será menos duradouro do que a tintura.

Saiba Mais

Saiba Mais

Faça Retoques

Muitas mulheres ficam apreensivas em relação a mudar a cor das madeixas com medo de virarem escravas dos salões de beleza. Não é bem assim, mas é importante cuidar dos retoques das madeixas. Para te ajudar a manter os retoques sempre em dia anote os períodos certos:

  • Retoque da Raiz – a cada 30 dias.
  • Retoque das mechas de raiz e luzes – a cada três meses.
  • Retoque das mechas a partir do meio do comprimento dos fios ou apenas nas pontas – a cada seis meses.
Imagem de Amostra do You Tube

Salvando os Fios

Depois que o cabelo passa por um procedimento como o de colorização fica mais frágil. Isso acontece porque o processo química reduz a elasticidade do fio e assim ele fica mais propenso à quebra. Em geral os danos se mostram piores quando a cor nova é mais clara que a natural.

O clareamento das madeixas causa uma alteração na estrutura protéica capilar e reduz a sua elasticidade e força. A simples tração da escova representa uma agressão para o cabelo nessa fase. Para resolver esse problema é importante manter a rotina de tratamentos como hidratação, cauterização e queratinização.

Dicas Para Aplicar Coloração em Casa

Comece marcando no relógio a hora em que você começou a aplicação da coloração e não deixe o produto mais tempo do que o recomendado pelo fabricante.

É interessante ter sempre duas unidades do produto, pois assim você evita que alguma mecha fica de fora do processo de pintura e que o seu cabelo ganhe aquele visual manchado.

Se você acha que o resultado não ficou bom ou que fez algo errado procure um cabeleireiro profissional para te ajudar a recuperar os fios.

Imagem de Amostra do You Tube

Hidrate as madeixas pelo menos duas vezes por semana para que seja possível recuperá-los dos danos que foram causados pelo processo químico.

Use um bom protetor capilar antes de se expor ao sol por horas seguidas. O produto vai ajudar a proteger a cor dos raios UV do sol que podem prejudicar as suas madeixas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>