Como Controlar a Oleosidade do Cabelo

Um pouco de óleo no cabelo é necessário para proteger seus fios e dar-lhe o brilho. Quando o couro cabeludo produz muito óleo, porém, o cabelo pode acabar sofrendo com isso. Ele pode parecer mais escuro e brilhoso, mas oleosidade demais traz problemas como a seborreia e queda de cabelo. A lavagem frequente pode remover um pouco da oleosidade do cabelo, as um pouco de atenção especial pode fazer seu cabelo ficar mais bonito e saudável.

Óleos naturais do corpo são produzidos a partir de glândulas especializadas chamadas glândulas sebáceas. Elas secretam uma substância oleosa chamada sebo que ajuda a lubrificar a pele, os fios de cabelo e couro cabeludo. Certos gatilhos ou estimulantes como a altas temperaturas ou umidade podem fazer as glândulas aumentar a produção de sebo. Outros fatores, como a genética da família, dietas não saudáveis, desequilíbrio hormonal ou mudanças, produtos de cabelo baratos, medicamentos e higiene cabelo pobre pode causar o surgimento de cabelos oleosos.

Imagem de Amostra do You Tube

Por Que Você tem Cabelos Oleosos?

Enquanto algumas pessoas são geneticamente propensas a ter cabelos oleosos, para outras, a oleosidade excessiva é um problema temporário. Hormônios, em particular o hormônio masculino andrógeno, são responsáveis por controlar a produção de óleo capilar. Ela surge devido a puberdade, medicamentos anticoncepcionais e até mesmo o estresse pode afetar a oleosidade do seu cabelo. O tempo quente e úmido também aumenta a produção de oleosidade. Em alguns casos, uma condição dermatológicas podem ser a causa.

Use Produtos Próprios Para Seu Tipo de Cabelo

O uso do shampoo ideal vai ajudar bastante a deixar seus fios menos oleosos. A inscrição sempre está na embalagem do produto: shampoo para cabelos secos, claros, cacheados e no seu caso os oleosos. Caso você use um shampoo para cabelos secos em seu fio oleoso, o produto vai fornecer mais oleosidade e o resultado vai ser mais que desastroso. O mesmo vale para os demais produtos.

Aplique shampoo diariamente com um produto formulado para o cabelo oleoso. Massageie suavemente no shampoo e deixe-o por pelo menos cinco minutos para dar-lhe tempo para dissolver os óleos. Evite condicionador ou, se necessário, aplique apenas nas pontas do cabelo. Para evitar a propagação de óleos do couro cabeludo, mantenha o hábito de escovar o cabelo suavemente e raramente. Se possível, mantenha a escova longe de seu couro cabeludo.

Por mais que te ensinem esse truque para ter mais brilho no cabelo, não deixe um pouquinho de condicionador nos fios. Os fios oleosos não precisam de ajuda, vai apenas ajudar a deixar a sua raiz ainda mais oleosa e deixar o ambiente agradável para o surgimento de caspa, a seborreia.

Lave os Cabelos Todos os Dias

Comece a lavar o cabelo todos os dias ou em dias alternados.  Use somente shampoo suficiente para limpar o seu cabelo. Esfregue delicadamente, pois a fricção não vai ajudar a eliminar o óleo, mas pode irritar o couro cabeludo.

Lavagem de Cabelo com Ervas pode Ajudar no Controle da Oleosidade

Bergamota, pimenta, folhas de urtiga, casca de avelã, casca de limão e lascas de casca de canela podem ajudar a reduzir a oleosidade do cabelo. Muitas dessas plantas podem também ajudam com a caspa, assim como casca de laranja. Use três colheres de sopa de qualquer um desses produtos vegetais em uma jarra de vidro com um litro de agua. Deixe ferver por pelo menos 30 minutos. Quando a infusão esfriar, coe e aplique um copo do líquido no seu cabelo após a lavagem.

Alguns Óleos Podem Ajudar a Diminuir a Oleosidade do Cabelo

Aplicar óleos para cabelo oleoso pode parecer absurdo, mas alguns óleos essenciais ajudam a aliviar a oleosidade excessiva. Entre estes estão o manjericão, o limão, a hortelã e o alecrim. Uma mistura de cinco a dez gotas de cada dois de seus escolhidos óleos essenciais em meia xícara de algum outro óleo como de coco, azeite, de soja ou óleo amla são o suficientes. Aqueça o óleo ligeiramente, aplique no cabelo seco e penteie. Cubra o cabelo com uma touca de banho ou toalha quente por 30 minutos, e depois lave com shampoo.

Tratamentos com Adstringentes Naturais

Adstringentes naturais temporariamente podem diminuir os poros, reduzindo a capacidade da pele de produzir oleosidade. Ácidos suaves como suco de limão dissolver deixam os cabelos mais fáceis de lavar e ainda ajudam com o problema de oleosidade.

Aproveite estes efeitos com um tratamento natural. Misture meia colher de chá e suco de limão, gel de aloe vera fresca com um quarto de um copo de shampoo. Lave o seu cabelo com shampoo como de costume. Você também pode lavar o cabelo recém-lavado com o suco de dois limões diluídos em um litro de água ou duas colheres de sopa de vinagre branco em uma xícara de água. Essas duas receitas são bem eficientes.

Cuide da sua Dieta

Uma dieta bem balanceada é importante para manter um corpo saudável, um sistema imunológico forte e a saúde do cabelo e das suas unhas. Aumentar o consumo de frutas e vegetais e suplementos multivitamínicos irá ajudar a gerenciar a produção de óleo no couro cabeludo e dar um brilho maior aos fios. O cabelo humano é composto de moléculas de uma proteína chamada queratina. Aumentando a dieta com elevado grau de proteínas vegetais orgânicas, tais como proteína de soja, vai ajudar a fortalecer os fios de cabelo e deixar os fios produzirem mais queratina. Alguns alimentos podem ser descartados pelo excesso de gordura como frituras e petiscos.

  

Considere Conversar com um Dermatologista se o Problema Persistir

Considere falar com o seu médico sobre problemas de excesso de oleosidade. Alguns medicamentos podem ajudar, se nenhuma das receitas naturais indicadas acima tiver um efeito positivo sobre os seus fios. Outros problemas como fios fracos e problemas de pele podem causar problemas à oleosidade dos fios e o dermatologista é o profissional indicado. Ele pode receitar shampoos manipulados, condicionadores especiais e até cremes para pentear se achar necessário. Medicamentos para controle hormonal podem ser receitados por um ginecologista caso este seja o problema.

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>