Alisamento Natural Para Os Cabelos

A Ditadura dos Cabelos Lisos

Vivemos cada vez mais em uma ditadura em que todos têm que ter os cabelos lisos, que somente cabelos lisos são aceitáveis e que é necessário ter cabelos lisos para se sentir mais bonita.

Isso tudo, as mulheres escutam quase que diariamente, no entanto, muitas mulheres gostam de ter os cabelos cacheados e acham charmosos seus cachos. Por outro lado, muitas mulheres querem um cabelo liso com efeito natural, mas não querem usar produtos químicos.

Cabelos Lisos

Cabelos Lisos

Algumas não podem usar tais produtos, que são fortíssimos, e outras evitam. Ainda tem os casos das mulheres grávidas, as lactantes e das crianças que não devem nunca usar produtos químicos que podem levar desde perda de cabelos até a morte.

Os Vários Métodos de Alisar Cabelos

Alisar os cabelos é a melhor alternativa para aquelas mulheres quem possui cabelos cacheados ou crespos e desejam um cabelo liso. Existem vários métodos acessíveis para acabar (temporariamente) com os cabelos crespos ou cacheados.

O método de alisar mais usado são aqueles à base de hidróxido de sódio ou à base de tioglicolato de amônia, eles tem mais durabilidade, porém é preciso muito cuidado na sua aplicação, para não danificar os fios, especialistas em cabelos recomendam que ao aplicar o produto não escove o cabelo por três dias.

No entanto, existem alisantes que é um produto fabricado a base de tioglicolato de monoetanolamina, esse produto é de fácil aplicação, é mais ameno que os outros, mas deixa os cabelos lisos, é muito importante se informar sobre os métodos de alisar e também de como prevenir os problemas que podem ocorrer com os produtos químicos.

Imagem de Amostra do You Tube

A Moda de Alisar Cabelos

Alisar os cabelos está na moda e como falamos existem muitas técnicas para alisar os cabelos e entre elas estão as chapinhas, que pode deixar seu cabelo liso por dias ou até por meses, mas tem efeitos colaterais, como ressecamento dos fios e também pode deixá-los fracos e quebrados.

No salão de beleza tem três técnicas para alisar os cabelos:

  • Alisamento tradicional;
  • Chapinha japonesa e;
  • Relaxamento.
Confira As Dicas

Confira As Dicas

Nos três processos usamos aplicações de produtos químicos, além dos aparelhos mecânicos como escovas, secadores, pentes e também o uso de equipamentos especiais como a chapinha japonesa que usa as duas técnicas (mecânica e a química), essa técnica foi aperfeiçoada pelo japonês Satoro Nagata do salão Oribe em Nova York onde muitos artistas famosos tratam seus cabelos. Essa técnica é famosa no mundo todo.

Temos também as escovas: marroquina, chocolate, morango, definitiva, inteligente, progressiva etc. destas somente a escova definitiva mantém o cabelo liso por mais tempo, todavia a raiz cresce naturamente e você tem que repetir o processo

Outra forma de alisar temporariamente é a chapinha de ferro (prancha) você estira o cabelo depois da escova, é um processo barato, mas se desfaz depois de lavado. Mas o alisamento químico dura mais tempo, mas requer cuidados para não danificar os cabelos e essas técnicas devem ser realizadas por pessoas experientes (cabeleireiros) e com produtos apropriados, e você precisa cuidar diariamente.

Nenhuma Técnica É Definitiva

Saiba que nenhuma dessas técnicas vai assegurar um cabelo liso definitivamente, elas apenas alisam os fios que estão aparentes, o cabelo que vai nascendo vem crespo ou cacheado, como ele é naturalmente, assim é necessário retoques constantes.

Mas se seu desejo é apenas reduzir o volume do seu cabelo a melhor opção é o relaxamento, os produtos e o processo são os mesmos do alisamento químico, a única diferença é o tempo de ação do produto, o que deixa o processo menos agressivo aos cabelos. E também precisa de retoque na raiz do cabelo e não pode ser usado em cabelos com tintura ou descolorido.

As mulheres preferem os cabelos lisos, por vários motivos, para deixá-las mais belas, seguras de si mesmas, os cabelos mais brilhantes, etc. e com isso muitas mulheres aplicam cremes caseiros ou cremes que não são confiáveis e acaba tendo consequências severas com o uso de substâncias que agridem os olhos, as mucosas, o aparelho respiratório, irritação na pele, no couro cabeludo, e até perda de cabelo.

Alisando O Cabelo em Casa

Para alisar o cabelo em casa você deve lavar os cabelos para fazer uma escova, depois aplique um jato de ar frio com o secador assim você vai tirar a eletricidade dos fios e aqueles que ficaram arrepiados vão sumir.

Para deixar os cabelos lisos mais rapidamente e com mais praticidade use a chapinha, mas saiba que a alta temperatura pode danificar o cabelo, além de deixar os fios ressecados, para passar a chapinha o cabelo precisa estar seco e depois de pronto aplique um reparador de pontas. Mas se seu cabelo é muito fino e precisa de volume é recomendado aplicar um mousse finalizador nos cabelos úmidos, depois escove.

Essas dicas acima são receitas de alisamentos temporários que ao molhar o cabelo, saem. Veja a seguir receitas que permitem que o cabelo fique por mais tempo liso, mesmo depois de molhado.

Alisando Os Cabelos Naturalmente

Leite em Pó e Mel

Sabe-se que há bons resultados com o alisamento natural, no entanto este tipo de alisamento não se pode perceber um resultado tão imediato quanto os químicos. Por outro lado, não há contraindicações e o resultado é tão bom quanto o químico.

Os primeiros resultados a serem notados são um maior brilho nos fios, cabelos com maior maciez e eles também estarão mais fáceis de pentear. Lembre-se que por ser natural, exige que fosse faça pelo menos 1 vez por semana para alcançar o efeito liso desejado.

Atenção: Se seu cabelo estiver muito quebradiço e/ou danificado não faça esse alisamento, primeiro trate-o com o auxilio de hidratações, cauterizações e blindagens térmicas.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de leite em pó INTEGRAL (desnatado ou semidesnatado não funciona);
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 1 colher de sopa de mel natural de abelhas.
Imagem de Amostra do You Tube

Modo de Fazer

Em uma vasilha plástica misture todos os ingredientes com um pente de plástico, não utilize nada de metal, para não alterar o efeito dos ingredientes. A mistura deve ficar completamente homogênea, preste atenção caso a mistura fique muito grossa e você não consiga espalhar no cabelo, coloque um pouco mais de água, até adquirir a consistência desejada.

Modo de Aplicar

Lave bem os cabelos antes de aplicar a mistura, lembre-se de limpar bem o cabelo e não deixar nenhum resíduo de shampoo nos fios.

Em seguida divida o cabelo em quatro partes e comece a aplicação, mecha por mecha, massageie com as mãos, lembre-se de puxar bem os cabelos como em um movimento  de alisar. Não prenda os cabelos e deixe agir por aproximadamente uma hora, em hipótese alguma passe uma escova ou pente, o cabelo poderá se partir devido à mistura.

Passado o tempo exigido, lave novamente os cabelos, mas somente com água, retire toda a mistura e em seguida aplique um condicionador a sua escolha, retire e seque normalmente.

Agora que você já viu a receita natural para alisamento de cabelos, faça toda semana e assim permita que seu cabelo fique com um efeito natural e liso por muito mais tempo se desejar mais brilho aos fios, coloque de 3 a 4 colheres de vinagre de maçã no condicionador quase cheio.

Caso queira reduzir apenas o volume dos cabelos, aplique esporadicamente e mantenha o tratamento.

Um comentário

  1. Oi. Meu cabelo e9 um liso oadnludo quando este1 molhado. Quando seco, ele e9 muito volumoso e super, mega, hiper seco. Estou pretendendo mudar meu visual, quero fazer uma escova progressiva. E aed estou certo? Existe algum outro meio de baixar o volume do cabelo e alisar?P.S: Eu queriaa um post sobre modelos de cortes masculinos de prefereancia a franja que este1 na moda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>