Alisamento Afro

O cabelo afro, muito comum nas brasileiras, pelas características do país, é lindíssimo e tem muitas opções de acessórios e penteados para deixar a mulher com a cara do Brasil. Porém, nem todas as mulheres com cabelos cacheados e crespos se sentem à vontade com as madeixas que possuem. Algumas acabam recorrendo às tentativas de alisamento para conquistar fios mais leves e soltos.

Essas mulheres devem conhecer todas as opções oferecidas pelos profissionais. Primeiramente, uma hidratação é indispensável, seja qual for o tipo do cabelo, antes de todos os procedimentos adotados. Com o cabelo dividido em quatro partes, é aplicado um creme relaxante, que age por 25 minutos em média. Depois de retirar todo o produto dos fios, é aplicado um neutralizante, que depois também é retirado.

Alisamento Afro

Alisamento Afro

O procedimento para os alisamentos ocorre de forma parecida, com uma média de quatro etapas, o que muda é a ação dos produtos. Alguns alisamentos cuidadosos incluem até a proteína capitar, de utilização comum para garantir a reconstrução da saúde das madeixas após a aplicação da química. Uma das sugestões é o alisamento americano, elaborado à base de Guanidina. Para manter o efeito por tempo prolongado, o ideal é retocar a raiz a cada 60 dias. A etapa final do alisamento é a escova, que ajuda a fazer a modelagem definitiva e dá um efeito defrisante.

Alisamento Afro

Alisamento Afro

Sempre que os cabelos forem receber uma química, precisam estar preparados previamente por um profissional, pelo menos um mês antes. Para os cabelos de característica afro, as opções são o alisamento e o relaxamento. No caso do relaxamento, a técnica é mais utilizada para quem quer manter os cachos, mas diminuir consideravelmente o volume, para que os fios fiquem mais fáceis de manusear.

Alguns costumes muito frequentes entre quem tenta domar os fios rebeldes diariamente são abusar do secador de cabelo e da chapinha. Porém, sabe-se que esses recursos, se não utilizados com cuidado, tendem e danificar as madeixas, deixando os fios fracos, quebradiços e com aparência de queimados. Por isso, uma química bem escolhida e de danos mínimos pode ser uma solução para longo prazo, economizando inclusive o tempo da mulher, que não precisará fazer a maratona diária de lavar, secar com secador e passar a chapinha.

Alisamento Afro

Alisamento Afro

Em resumo, em procedimentos de relaxamento e alisamento, os produtos atuam no processo alterando as ligações das moléculas. Dentro desses aspectos, três substâncias são as mais famosas entre os profissionais. O hidróxido de sódio é muito utilizado, mas exige um cuidado extremo e uso apenas pelos profissionais, pois é muito forte e pode danificar o couro cabeludo. Outras substâncias que funcionam como base desses produtos de alisamento são o Tioglicolato de Amônia e o Hidróxido de Guanidina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.